Título: Apesar da pista fechada para obras, Aeroporto de Cumbica tem dia calmo
Autor: Reina, Eduardo e Leal, Luciana Nunes
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/08/2007, Metrópole, p. C8

Apesar de funcionar apenas com uma das pistas, o movimento no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, foi tranqüilo. A pista principal, de 3.700 metros de extensão, foi fechada para reforma e ficará interditada até 10 de outubro. Segundo a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), até as 21 horas, das 191 partidas, 9 sofreram atrasos de mais de uma hora e 9 foram canceladas.

Das 4h15 às 8h30, o aeroporto funcionou com auxílio de instrumentos para pousos, por causa de neblina. Três vôos foram desviados para o Aeroporto de Viracopos, em Campinas. ¿Não temos programação de alterações na malha do aeroporto. Isso será definido amanhã (hoje) em reunião entre as companhias aéreas e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil)¿, disse o superintendente da Regional Sudeste da Infraero, Edgard Brandão Júnior.

A reforma será dividida em três etapas. A primeira será feita na área central da pista, um trecho de 1.400 metros. Até 10 de outubro, Cumbica vai operar apenas com a pista secundária, com 3 quilômetros de extensão. Nos horários de pico, as operações terão de ser reduzidas. ¿Se necessário, aumentamos o horário de pico, atrasando um pouco um vôo, adiantando outro¿, disse Brandão.

Ontem ficou pronta a ampliação do terminal de passageiros de Viracopos, para que possa atender 4,5 milhões de pessoas. Já a pista de Congonhas, onde estão sendo feitas ranhuras, deverá ser entregue em 6 de setembro.