Título: Cepal vê região 'mais preparada do que nunca'
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/08/2007, Economia, p. B3

A América Latina está 'mais preparada do que nunca' para uma eventual crise global desencadeada pelo mercado imobiliário dos Estados Unidos. A avaliação foi feita ontem pelo economista Osvaldo Kasef, da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), no seminário do Fórum de Cooperação Ásia do Leste-América Latina, na Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo Kasef, a Cepal está otimista em relação à turbulência, que estaria esgotada e restrita ao mercado imobiliário americano. Mas ele ponderou que é cedo para confirmar essa previsão. 'Se a turbulência transcender o mercado imobiliário americano e se disseminar pela Europa e Ásia, a América Latina não estará imune', disse.

A convicção de que a América Latina mostra-se economicamente mais robusta para enfrentar uma crise global está embasada na melhoria de, pelo menos, quatro indicadores: os níveis de reservas internacionais, os superávits fiscal e em conta corrente e a redução da dívida pública.

Para Kasef, a decisão da Standard & Poor's de manter o conceito de risco da América Latina no nível anterior à turbulência reforça o otimismo em relação à região. Por ora, a Cepal mantém as estimativas de alta de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) da América Latina em 2007 e de 4,6% em 2008. O Brasil deverá crescer 4,3% nos dois anos.