Título: TAM tem nota de risco alterada
Autor: Komatsu, Alberto e Moreira, Beth
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/08/2007, Negócios, p. B15

A agência de classificação de risco Standard & Poor's Ratings alterou a perspectiva para a TAM S.A. de estável para negativa. A classificação de BB para o crédito corporativo de longo prazo foi reiterada. 'A revisão da perspectiva reflete o aumento das incertezas do ambiente operacional e regulatório no qual as companhias aéreas atuam no Brasil', diz o comunicado.

A agência informou que a medida também reflete preocupações 'crescentes' quanto à capacidade da empresa de lidar com o aumento dos custos diante dos gargalos de capacidade dos principais aeroportos do País. 'Acreditamos que isso possa reduzir a eficácia da estratégia de frota doméstica da TAM e provocar um enfraquecimento dos resultados da companhia em um ambiente cada vez mais competitivo', disse o analista de crédito Reginaldo Takara à agência de notícias Dow Jones.

O rating BB, segundo a S&P, reflete a exposição da empresa ao setor, que é cíclico, competitivo em preços e intensivo no uso de capital. A TAM, de acordo com a agência, tem um perfil alavancado e dependente do ambiente macroeconômico, mas, por outro lado, detém uma fatia de mercado sólida.