Título: Anac propõe criar 8 poltronas para obesos e altos
Autor: Moraes, Marcelo de e Tavares, Bruno
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/08/2007, Metrópole, p. C3

Agência fez sugestão após pedido de Jobim para ampliar espaço em avião.

Depois das críticas feitas pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, ao pouco espaço reservado para os assentos nos aviões, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) instaurou ontem consulta pública para definir novas regras e ampliar as poltronas de passageiros. Na exposição de motivos, a Anac afirma que a aprovação das novas poltronas garantirá que ¿a instalação entre os assentos de passageiros em aeronaves proporcionará um nível de segurança adequado ao ocupante, bem como benefícios ao passageiro, operador e à economia brasileira¿.

O aviso de consulta pública foi publicado no Diário Oficial da União de ontem e é assinado pelo presidente da Anac, Milton Zuanazzi. Valerá para aviões com capacidade para 100 ou mais passageiros. A medida deixa claro que já passaram a prevalecer no órgão as posições do ministro Nelson Jobim, que recebeu carta branca do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tomar as decisões que considerar necessárias para resolver a crise do sistema aéreo nacional.

Pelo estudo da Anac, seriam criados duas subclasses dentro da classe econômica dos aviões. Os ¿assentos diferenciados tipo 1¿ seriam destinados a pessoas consideradas obesas - com índice de massa corpórea acima de 40 kg por metro quadrado, o equivalente a uma pessoa de 1,70 m e 115 quilos. Já os ¿assentos diferenciados tipo 2¿ teriam como público-alvo pessoas com estatura superior a 1,90 metro. Em ambas as configurações, a distância entre as poltronas seria de 81,28 centímetros. Hoje, as grandes empresas adotam, em média, 77,5 cm. A agência propõe que a largura desses assentos seja de 46,99 cm - ante os atuais 30,48 cm. Seriam quatro poltronas do ¿tipo 1¿ e outras quatro do ¿tipo 2¿. As demais seguiriam a especificação limite - 68,58 cm de distância.

As empresas se comprometeram a avaliar a idéia e fazer sugestões. ¿Vamos estudar todas as alternativas, mas posso garantir que nosso objetivo é colaborar¿, afirmou o vice-presidente de Planejamento da TAM, Paulo Castello Branco. Questionado sobre o impacto da medida nos preços das passagens, ele disse ser prematuro fazer qualquer previsão.

A exposição de motivos apresentada pela Anac para justificar as mudanças nas poltronas endossa a crítica feita por Jobim às companhias aéreas.

¿Devido ao elevado índice de reclamações em relação à exigüidade dos espaços entre as poltronas instaladas em classe econômica, das configurações de interior das aeronaves Categoria Transporte, e considerando o crescimento e a modificação antropométrica da população brasileira, a Anac foi levada a reavaliar as questões técnicas envolvendo o espaçamento entre assentos¿, cita a nota.

Até 1 de outubro, a Anac deixará disponível no seu site o texto da consulta e sua exposição de motivos (www.anac.gov/transparencia/consultaspublicas.asp). Os interessados em apresentar sugestões poderão fazê-lo até as 18 horas do dia 1 de outubro.