Título: Ministro japonês testa sistema de TV digital em SP
Autor: Cruz, Renato
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/08/2007, Economia, p. B16
O ministro para assuntos internos de Comunicações do Japão, Yoshihide Suga, lamentou não ter visto em Brasília os mesmos testes experimentais de transmissão de TV digital a que assistiu em São Paulo. ¿Gostaria que as autoridades brasileiras tivessem visto a qualidade das imagens que serão distribuídas a partir de dezembro¿, disse ontem. O ministro japonês esteve reunido em Brasília com o vice-presidente José Alencar, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e o ministro das Comunicações, Hélio Costa. A introdução gradual do sistema no Brasil começará por São Paulo, em caráter experimental.
Suga visitou oito empresas da livre iniciativa em São Paulo e, nesses contatos, disse ter reforçado a convicção de que o sistema japonês foi muito bem recebido.
O ministro foi cobrado a respeito da promessa de construção de fábricas de semicondutores no Brasil, como havia sido cogitado durante as negociações para a adoção do sistema japonês. Mas ele se limitou a responder que o sucesso da parceria criou um clima propício à entrada de novos investimentos do seu país no Brasil. Suga informou que os investimentos japoneses no Brasil estão estancados desde a década de 1970.
A visita do ministro teve por finalidade promover o sistema japonês e, se possível, expandi-lo para a América Latina. Ele visitará ainda a Argentina e o Chile. Os governos do Brasil e do Japão farão missões conjuntas no início de 2008 para tentar convencer os demais países sul-americanos a adotar o padrão nipo-brasileiro de TV digital. No entanto, no Uruguai, já foi noticiada a intenção de se escolher o sistema europeu.