Título: Prova do Enem foi simples e inteligente, dizem professores
Autor: Iwasso, Simone
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/08/2007, Vida&, p. A20

Cerca de 3,6 milhões de estudantes fizeram o exame aplicado pelo MEC em todo o Brasil

Uma prova inteligente e bem formulada, com conteúdo simples, mas que exigiu uma articulação de informações e leitura atenciosa. Dessa maneira, professores de cursinhos analisaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicado ontem pelo Ministério da Educação para cerca de 3,6 milhões de candidatos em 1, 3 mil municípios de todo o País.

A realização da prova é pré-requisito para concorrer a uma das bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece vagas em instituições particulares para candidatos de baixa renda. O Enem também é considerado como pontuação extra ou mesmo substituto para vestibulares em processos seletivos de 400 instituições de ensino superior em todo o País.

¿O nível de conhecimento exigido é simples, mas o candidato é obrigado a pensar, analisar textos longos e articulá-los com gráficos, mapas e tabelas¿, diz Vera Lúcia da Costa, coordenadora do Cursinho e Colégio Objetivo. ¿Se pensarmos que a prova é aplicada de Norte a Sul, para estudantes dos mais variados níveis de conhecimento, está bem feita¿, complementa.

A análise do professor Nicolau Marmo, coordenador-geral do Sistema Anglo é semelhante. ¿Não houve nenhuma questão que pudéssemos dizer que estava mal elaborada. Foi uma prova que avaliou o entendimento de texto e a capacidade do aluno de ler gráficos e tabelas¿, afirma. ¿Foi uma prova muito boa. Não exigiu decorebas. Pediu menos conhecimento escolar e mais interpretação e leitura de textos. Para o que se propõe a avaliação de competências do Enem, foi melhor do nos anos anteriores¿, diz Gilberto Alvarez, coordenador do Cursinho da Poli.

REDAÇÃO

Além das 63 questões objetivas, o Enem propôs como tema da redação a questão da tolerância num País de diversidades. A partir da frase ¿Como conviver com as diferenças sociais¿, os estudantes deveriam refletir e também propor um caminho para a resolução de conflitos. ¿Ninguém é igual a ninguém. Esse tema é muito pertinente, atual e que têm muitas portas de entrada para os alunos. Ele traz uma reflexão filosófica muito importante¿, afirma Elizabeth de Melo Massaranduba, do Objetivo.

¿O aluno podia buscar uma leitura histórica, das guerras movidas pela religião, da discriminação que acontece ainda hoje por raça, por condição social, por orientação sexual. Traz uma reflexão do quanto todos nós somos intolerantes e do quanto temos de aprender a lidar com o diferente.¿

EXPECTATIVA

A distribuição dos inscritos foi a reclamação mais recorrente dos alunos. ¿O que custa colocar os meninos mais próximos de suas casas?¿, questionou Tatiane Medeiros, que mora na zona sul e levou duas horas para chegar até a Barra Funda. ¿Deviam levar em conta que transporte público é reduzido aos domingos.¿

A empregada doméstica Selma Carneiro saiu do Grajaú às 9 horas com a filha Débora e chegou na Uninove quando faltavam 20 minutos. ¿Espero conseguir desconto na faculdade.¿

O MEC faz a distribuição dos inscritos manualmente. ¿São Paulo não tem mapeamento de escolas e avenidas como Brasília e Curitiba. Fazemos manualmente e podemos errar. Mas sempre temos pessoas satisfeitas¿, diz Dorivan Pereira, coordenador nacional do Enem.