Título: Indústria prepara TV digital interativa
Autor: Cruz, Renato
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/09/2007, Economia, p. B22
Empresa que produz o software já fechou acordo com fabricantes
Apesar de muita gente - inclusive no governo - ter dito que não, tudo indica que haverá conversores de TV digital com interatividade em 2 de dezembro, data marcada para a estréia da tecnologia em São Paulo. Os conversores (ou set-top boxes) transformam o sinal digital em analógico, e permitem recebê-lo nos aparelhos atuais. A interatividade permite serviços parecidos com a internet na televisão, como compras, serviços bancários, informações sob demanda, bate-papo e correio eletrônico.
O software de interatividade, chamado Ginga, é a única coisa brasileira no chamado padrão nipo-brasileiro de TV digital. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, havia até anunciado que a televisão digital estrearia sem interatividade, mas reviu sua posição. Ex-alunos do professor Guido Lemos, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), formaram uma empresa, chamada Mopa Embedded Systems, para transformar o Ginga em produto. O software foi desenvolvido por equipes na UFPB e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
COMPETIÇÃO
A previsão é que a primeira versão completa do software fique pronta este mês. ¿Em dezembro, deveremos ter quatro ou cinco fabricantes com o Ginga¿, disse Lemos. A Mopa tem 40 pessoas, divididas entre João Pessoa e Natal. ¿É um time que trabalha com o middleware há vários anos, com um custo de produção que disputa com os chineses e está abaixo do dos indianos.¿
A Evadin, que trabalha com a marca Aiko, é uma das parceiras da Mopa. ¿Teremos o Ginga implementado no final de novembro para os clientes¿, afirmou Roberto Dias, gerente de Engenharia da Evadin. O preço ainda não está definido o preço do conversor. ¿Completo, como se espera, não será muito barato¿, disse Maria Inês Poli, gerente de Marketing da Evadin. Outros fabricantes têm falado em pelo menos R$ 800, enquanto o governo garante que haverá aparelhos a R$ 200 no lançamento.
¿A Aiko vai sair na frente com a interatividade¿, acredita Dias. Ainda não está definido se haverá canal de retorno no lançamento da TV digital. O canal de retorno é um serviço de telecomunicações - como uma linha fixa, um celular ou uma conexão de banda larga - que leva as informações da casa do espectador para a emissora ou a internet.
Durante o evento Broadcast & Cable, no mês passado, a Aiko apresentou uma aplicação de torcida virtual na TV digital. O sistema permite que as pessoas simulem que estão num estádio enquanto assistem um jogo de futebol pela televisão, conversando com amigos que estão em outros lugares, pelo canal de retorno. O set-top box da Aiko terá duas saídas USB, como dos computadores, uma conexão de rede local e outra para linha discada. Além da torcida virtual, o equipamento deverá ter aplicativos como mosaico e grade de programação, para que as pessoas possam escolher o que assistir.
INTERATIVIDADE
Somente 27,5 milhões de brasileiros têm internet em casa. A TV aberta, por outro lado, está presente em mais de 90% das residências. A televisão digital cria uma oportunidade de levar serviços interativos para uma parcela da população que hoje não tem acesso ao computador.
A Caixa Econômica Federal trabalha para lançar serviços bancários na televisão na estréia da TV digital em São Paulo. Mesmo se não houver canal de retorno em dezembro, o banco planeja oferecer serviços com interatividade local. Ou seja, onde todas as informações são processadas no conversor.
¿Quando o canal de retorno estiver regulamentado, a televisão vai funcionar teoricamente como um computador¿, disse Cleusa Yoshida, superintendente de Inovação da Caixa. ¿Com nosso papel social, temos total interesse de que a TV digital interativa seja um sucesso.¿ Cleusa apontou que, no Japão, todos os serviços bancários disponíveis na internet também podem ser acessados pelo celular e pela televisão.
Para Juliano Dall¿Antonia, diretor de TV Digital do CPqD, os serviços de comércio e banco via televisão são promissores. ¿O internet banking já está atingindo a estagnação¿, apontou o executivo. O centro de pesquisas trabalha em aplicações de TV digital interativa.
Assim como os bancos, os anunciantes vêem uma grande oportunidade na TV digital. A Agência Click, especializada em comunicação na internet, criou um laboratório de interatividade para TV digital. ¿Teremos dois clientes com campanhas interativas já em 2 de dezembro¿, garantiu Abel Reis, vice-presidente de Tecnologia da Agência Click. ¿O segredo não é competir com a programação, mas potencializá-la.¿