Título: Ex-presidente da Petrobrás volta para o governo
Autor: Lacerda, Angela
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/09/2007, Economia, p. B3

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou ontem que convidou o ex-presidente da Petrobrás e ex-senador José Eduardo Dutra (PT-SE) para voltar a um cargo no seu governo. No entanto, não disse se Dutra, que é cotado para assumir a BR Distribuidora, voltará à estatal ou assumirá alguma outra posição no governo federal.

'Como um técnico de futebol, não posso adiantar a posição que as pessoas vão jogar antes do jogo', afirmou o presidente, ao discursar na cerimônia de batismo da plataforma de Piranema, que será usada pela Petrobrás no primeiro campo de produção de petróleo em águas profundas do Nordeste, na costa do Sergipe. 'Acho que José Eduardo é um companheiro que pode contribuir muito com o governo, com a Petrobrás e com qualquer outra atividade que ele puder exercer', disse.

Dutra, que estava no palco, foi aplaudido pelo público e acenou. O presidente falou sobre ele provocado pelo governador do Sergipe, Marcelo Déda (PT), que atribuiu a Dutra os investimentos da Petrobrás no Sergipe. Lula disse que vai 'reaproveitar' Dutra e se reunirá com ele na quinta-feira para tratar do assunto. Ele lamentou que Dutra tenha abandonado a presidência da Petrobrás para concorrer sem sucesso a um cargo de senador. 'Ele saiu da Petrobrás porque quis, mas não combinou com o povo', disse.

'Fiquei quase de orelha caída, de tanto que falaram contra a ida do Dutra para a Petrobrás, que ele não sabia de petróleo. Levei o Dutra para a Petrobrás e a Petrobrás só cresceu', afirmou. Lula também elogiou o atual presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, e disse que a estatal 'deixou de ser uma caixa preta para ser uma empresa brasileira, com compromisso com esse País.'