Título: Produção de gás em Mexilhão deve crescer 50%
Autor: Lima, Kelly e Pamplona, Nicola
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/09/2007, Economia, p. B6

Petrobrás amplia estimativa para campo da Bacia de Santos em 9 milhões de metros cúbicos por dia

A Petrobrás aumentou em 50% a estimativa de produção no Campo de Mexilhão, na Bacia de Santos, projeto estratégico para o mercado brasileiro de gás natural. Segundo executivos da companhia, novos dados geológicos permitem prever a extração de até 9 milhões de metros cúbicos por dia na primeira fase do projeto.

A empresa informou ainda que deve terminar em até duas semanas os testes no Campo de Tupi, também em Santos, que podem confirmar a existência de uma nova província petrolífera no País.

Mexilhão foi anunciado em 2004 como a maior descoberta brasileira de gás natural, mas dificuldades técnicas esfriaram o ânimo inicial da companhia. Ontem, porém, o gerente executivo de Exploração e Produção da estatal, Francisco Nepomuceno, afirmou que um quarto poço exploratório, perfurado recentemente, indicou que o campo tem grande potencial, com reservas de cerca de 230 bilhões de metros cúbicos por dia. 'O resultado dos novos poços é animador', confirmou o diretor da área, Guilherme Estrella.

Segundo Nepomuceno, o reservatório apresentou 'sérias dificuldades' de produção nos três primeiros poços perfurados. 'Apenas neste último é que pudemos compreender melhor a área e acreditamos ser possível agora retomar as nossas perspectivas iniciais de produção.' O executivo informou que a estimativa de produção ainda pode crescer, uma vez qu eoutros quatro poços serão perfurados no local.

A primeira fase entra em operação em 2009. Já para a segunda fase, em 2011, a expectativa se mantém, por enquanto, em 15 milhões de metros cúbicos por dia. O clima de otimismo faz com que a Petrobrás comece a estudar a ampliação da estação de compressão de gás natural de Caraguatatuba, que vai receber a produção do campo. O projeto está orçado em US$ 2 bilhões (incluindo as instalações marítimas de produção) e deve receber a produção de outros campos.

TUPI

O diretor de Exploração e Produção da Petrobrás, Guilherme Estrella, afirmou que a empresa termina nos próximos dias o teste de produção no reservatório de Tupi, na porção fluminense da Bacia de Santos, projeto que provoca grande expectativa no mercado.

O executivo, porém, preferiu manter cautela ao comentar o processo, afirmando que a empresa ainda vai levar algumas semanas para interpretar os resultados dos testes.

O mercado não espera nenenhuma divulgação antes do leilão de concessões petrolíferas da Agência Nacional do Petróleo (ANP), marcado para novembro, pois há risco de que boas notícias inflacionem os lances para blocos no entorno de Tupi. Sócios da Petrobrás no projeto falam na existência de até 10 bilhões de barris de óleo equivalente (somado ao gás) na região. 'Qualquer coisa que se falar agora é especulação', desconversou.

Em caso de confirmação das reservas, a Petrobrás trabalha para iniciar a produção no projeto até 2012. Estrella avisou que a empresa vai disputar as áreas próximas no leilão da ANP, para reforçar presença na região.