Título: Vice-presidente da Gol assume cargo na TAM
Autor: Komatsu, Alberto
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/09/2007, Negócios, p. B17
Executivo, um dos pioneiros da Gol, leva informações estratégicas
A disputa entre TAM e Gol pela liderança do mercado de aviação nacional ganhou ontem um novo ingrediente, com o anúncio que o vice-presidente técnico da Gol, David Barioni Neto, vai assumir a vice-presidência de operações da TAM. Segundo pessoas próximas a Barioni, os motivos de sua saída foram a insatisfação com a política salarial da Gol e a necessidade da TAM de reformular sua política operacional. Segundo essas pessoas, em sete anos de carreira na Gol, Barioni não teria recebido nenhum aumento salarial.
'Parto levando comigo o orgulho de ter participado de uma das mais belas páginas da aviação brasileira. Construir uma empresa do zero, estabelecer um novo modelo, quebrar um sem-número de paradigmas, conciliar atividade comercial com máxima atenção técnica, quebrar recordes, quem pode querer mais?', disse Barioni em e-mail enviado aos funcionários da Gol. O executivo assume a TAM com carta branca e leva cinco pessoas de sua equipe.
Como Barioni tem informações estratégicas da Gol e da nova Varig, relata uma fonte do setor, a TAM passaria a dispor de dados importantes sobre a expansão da Varig no mercado internacional, área que tem conquistado cada vez mais prioridade dentro da TAM. A presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziella Baggio, porém, não acredita que os planos serão repassados.
'O Barioni é um profissional competente. Não acredito que ele vá se utilizar de informações estratégicas', diz. Barioni foi um dos pioneiros na criação da Gol, cujos primeiros esboços teriam sido traçados na cabine de um avião da Vasp, comandado pelo executivo, durante conversas com Constantino de Oliveira Jr., presidente da Gol. Para o lugar de Barioni, a Gol promoveu o número dois da área operacional, Fernando Rockert de Magalhães.