Título: Jobim entrega a Lula nesta semana nomes para Anac
Autor: Scinocca, Ana Paula
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/09/2007, Metrópoles, p. C4

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, deve definir nesta semana os nomes que pretende indicar para a diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Durante solenidade de Troca da Bandeira, na Praça dos Três Poderes, ontem em Brasília, ele afirmou que está na fase final de escolha dos dois diretores que substituirão Denise Abreu e Jorge Luiz Velozo. Os dois pediram demissão no mês passado, alegando razões pessoais.

Denise foi acusada de apresentar documento falso à Justiça para acelerar o processo de liberação da pista de Congonhas. Antes deles, o governo já havia substituído o presidente da Infraero e o próprio ministro da Defesa na tentativa de pôr fim à crise iniciada com o acidente do vôo 1907 da Gol, em setembro do ano passado.

Jobim está finalizando a escolha dos novos diretores da Anac e seus nomes serão encaminhados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quinta-feira, após retornar de viagem ao Haiti. Caberá ao Planalto encaminhar os indicados ao Senado, onde serão sabatinados.

A economista e funcionária de carreira do BNDES Solange Vieira, recentemente convidada para a Assessoria Especial do Ministério da Defesa, é cotada para assumir uma diretoria. Ela é considerada pessoa de confiança de Jobim. Um dos entraves para sua escolha, porém, é que ela foi chamada a implementar um plano para associar ações da Defesa à política de desenvolvimento do País.

Após a escolha dos dois novos diretores, Jobim terá de pensar em novos nomes também para outras diretorias da Anac, já que são dadas como certas as saídas do diretor Leur Lomanto e do presidente, Milton Zuanazzi.