Título: Fundação vai financiar Orquestra Nacional
Autor: Formenti, Lígia
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/09/2007, Nacional, p. A18

Ontem, o ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou que o MEC vai criar um Centro de Referência Internacional de Música Brasileira, que deverá funcionar sob regime jurídico de fundação estatal de direito privado. Tão logo o projeto que regulamenta a fundação estatal seja aprovado no Congresso, afirmou Haddad, o novo centro será lançado oficialmente.

Com orçamento de R$ 30 milhões a R$ 50 milhões anuais, o centro deverá financiar a Orquestra Sinfônica Nacional, atualmente vinculada à Universidade Federal Fluminense.

Além de estrutura para a orquestra, o projeto prevê o funcionamento de uma editora de partituras, uma biblioteca e uma escola de música. Hoje, a Orquestra Sinfônica Nacional tem 65 músicos concursados. Vinte e cinco vagas estão ociosas.

¿O novo centro terá um papel importante tanto para difundir a música erudita brasileira quanto para preservar a história¿, afirmou Haddad.

Por enquanto, o MEC financiou um projeto para produzir cinco CDs e DVDs que serão distribuídos para cerca de 75 mil escolas públicas do País. O primeiro volume já foi enviado, junto com aparelhos de DVD.