Título: Tsunami gerado por terremoto no sul da Ásia afetaria 1 milhão
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/09/2007, Vida &, p. A18
Especialista australiano calculou conseqüências sobre a Baía de Bengala.
Bangcoc - Pelo menos 1 milhão de pessoas na Baía de Bengala, no sul da Ásia, correm o risco de ser afetadas por um tsunami caso um terremoto atinja a costa de Mianmar. O cálculo foi feito por pesquisadores da Austrália e é divulgado hoje na revista científica Nature (www.nature.com).
O autor do estudo, Phil Cummins, diz não ter dados suficientes para determinar se o evento aconteceria nas próximas décadas ou em centenas de anos. ¿Não quero causar pânico. Não há motivo para algo assim acontecer logo¿, afirmou.
Estudos do tipo ganharam importância depois de um terremoto intenso na Indonésia ter provocado um tsunami que matou mais de 230 mil pessoas em dezembro de 2004, deixando outras 500 mil desalojadas. Ele ocorreu por conta de uma movimentação entre as placas Índica e Burma e atingiu 9 pontos na escala Richter.
O número de vítimas calculado por Cummins é muito alto por conta da elevada densidade demográfica na área. Chittagong é a segunda cidade mais populosa de Bangladesh. Ali, dezenas de milhões de pessoas vivem pouco acima do nível do mar. Cummins ainda não apresentou os resultados obtidos aos governos de Mianmar e Bangladesh. Representantes dos dois países não puderam ser contatados para comentários.
PASSADO
O pesquisador estudou uma falha na placa tectônica de Sunda, que vai da Austrália Ocidental até o Himalaia. Ela foi protagonista, no ano passado, de um terremoto que atingiu a Ilha de Java, num processo conhecido como ¿subducção¿: a placa australiana deslizou para baixo da placa de Sunda.
Cummins examinou registros históricos de eventos sísmicos na região e encontrou evidências de que um terremoto de magnitude 8.5 a 9 graus na escala Richter atingiu a costa ocidental de Mianmar em abril de 1762. O evento provavelmente provocou um tsunami. Testemunhas disseram ter visto ondas varrerem a Ilha de Chebuda, inundarem o litoral perto de Chittagong e elevarem o nível dos rios no interior, em locais como Dhaka.
Segundo cálculos baseados nos registros históricos e somados a pesquisas geológicas recentes, outros tsunamis são esperados na região, numa magnitude de 8.5 a cada 100 anos e de 9 a cada 500 anos. O impacto seria bastante forte na costa de Chittagong e no delta de Ganges-Bhramaputra, na ponta norte da baía.
¿Espero que isso encoraje outros trabalhos que confirmem os eventos passados¿, disse. ¿Por meio de mais pesquisas geológicas, seria possível dizer quão violento eles foram, a freqüência com que ocorrem e que tipo de tsunamis são gerados.¿
REAÇÕES
Especialistas em tsunami disseram que o estudo ajuda a esclarecer a dinâmica da falha de Sunda. Apesar de potencialmente perigosa para as populações que ali vivem, ela não recebe atenção suficiente por parte dos cientistas.
¿A maior importância desse artigo é propagandear o perigo dessa falha, algo com que ninguém se preocupou até agora¿, disse Kerry Sieh, do Instituto de Tecnologia da Califórnia. Ele avaliou o risco de partes da Ilha de Sumatra serem atingidas por um terremoto e um tsunami nas próximas décadas.
¿O ponto dele (Cummins) é bem defendido. Essa área produziu terremotos violentos no passado, então poderia fazê-lo no futuro também¿, afirmou Sieh. ¿Os efeitos na costa de Mianmar e especialmente em Bangladesh seriam horríveis.¿
Já Costas Synolakis, diretor do Centro de Pesquisa de Tsunamis na Universidade do Sul da Califórnia, questionou os resultados apresentados na Nature e a extensão do movimento estimada por Cummins. Segundo Synolakis, o risco já era conhecido há muito tempo.
O diretor do centro teme que o material ¿poderia levar a um pânico generalizado no sul de Chennai (Índia) e possivelmente a uma sensação de segurança no Sri Lanka¿, onde o risco de tsunamis é ainda mais alto. AP
NÚMEROS
1 milhão de pessoas é a população da Baía de Bengala, no sul da Ásia, que corre o risco de ser afetada por um tsunami caso um terremoto atinja a costa de Mianmar, antiga Birmânia
230 mil mortos e 500 mil desabrigados de uma dúzia de países foram contabilizados como vítimas do tsunami que atingiu a Indonésia em dezembro de 2004
8,5 graus É a escala de magnitude de terremoto que afetaria Mianmar de 100 em 100 anos, segundo estudo publicado na revista Nature