Título: Solução não está em acordos bilaterais
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/09/2007, Economia, p. B11

Acordos comerciais bilaterais com os países ricos não serão a solução para as economias emergentes. O alerta é da Organização das Nações Unidas (ONU), que sugere que os países procurem estabelecer acordos com países com o mesmo nível de desenvolvimento, evitando negociações com Estados Unidos, Europa ou Japão sem que um amplo cálculo de ganhos e prejuízos seja feito.

A recomendação é uma reviravolta na posição das organizações internacionais em relação aos acordos comerciais.

¿Acordos comerciais entre países do Norte e do Sul não vão gerar tantos ganhos como esperado¿, afirmou Supachai Panitchpakdi, secretário-geral da Conferência da ONU para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad). Para ele, a integração regional é ainda a melhor saída para o crescimento dos países. ¿Pedimos cautela dos governos ao avaliarem a possibilidade de ingressar em acordos como esses¿, afirmou.

¿Esses entendimentos entre ricos e emergentes podem trazer ganhos imediatos e até um maior fluxo de investimentos. Mas vão amarrar as mãos dos governos e limitar a habilidade em adotar políticas públicas¿, alertou Supachai, ex-diretor da OMC.