Título: Brasil volta à moda nas montadoras
Autor: Silva, Cleide
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/09/2007, Negócios, p. B16

Os maiores fabricantes de carros do mundo, incluindo GM, Toyota e Renault, elegem o Brasil como mercado prioritário.

Com quatro anos seguidos de crescimento, e prestes a bater recorde de vendas em 2007, com 2,3 milhões de veículos novos despejados nas ruas, o Brasil voltou à moda entre as montadoras. Fiat, GM, Ford, Renault, Toyota e Peugeot estão convencidas que a demanda maior por carros virá dos países emergentes e o mercado brasileiro está na lista de prioridades.

A maioria das marcas prepara lançamentos de carros de baixo custo, mais baratos que os atuais, para atender aos consumidores que hoje não conseguem comprar automóvel novo. Mas há projetos de modelos não populares, como o novo Toyota que, segundo analistas, deverá custar cerca de R$ 35 mil para atender a classe média que ainda não têm acesso ao Corolla, de R$ 56,5 mil.

O País havia perdido relevância internacional no fim dos anos 90, quando, após o boom das vendas em 1997, amargou drástica queda. Com o crescimento de 22% previsto para este ano, e de até 10% em 2008, a luz verde voltou a acender.

Por enquanto, os investimentos anunciados pelas montadoras até 2011 somam cerca de R$ 10 bilhões, mas novos anúncios devem ocorrer. As empresas têm prontos ou trabalham em novos veículos para o mercado brasileiro, muitos desenvolvidos localmente. Vários deles serão produzidos ou vendidos em outros mercados emergentes.

Com as novas investidas das montadoras, o Brasil deve se tornar um dos sete maiores produtores mundiais de veículos. Hoje, o ranking é composto, pela ordem, por EUA, Japão, Alemanha, Coréia do Sul, França, Canadá e Espanha. Em 2013, segundo projeções da consultoria Booz Allen Hamilton, a lista terá EUA, Japão, China, Alemanha, Índia, Coréia e Brasil.

Há vários projetos em andamento no Brasil, mas, com os altos impostos, dificilmente se chegará a um produto abaixo de R$ 20 mil. 'Tudo depende da tecnologia que vai ser colocada, mas a carga tributária é o que faz a diferença', diz Letícia Costa, presidente da Booz Allen. Em média, 30% do preço de um carro é imposto.

Na terça-feira, a PSA Peugeot Citroen informou que está desenvolvendo uma plataforma (base) específica de carro de baixo custo para mercados como Brasil e China, com lançamento previsto para daqui a dois anos. O modelo deve substituir o 206, fabricado em Porto Real (RJ)e vendido a R$ 31,6 mil.

A Ford, hoje a quarta montadora do ranking nacional, iniciará no primeiro trimestre de 2008 as vendas de um modelo compacto que está em fase de pré-produção em São Bernardo do Campo (SP).

Embora a empresa negue, há especulações no mercado de que o modelo, que pode receber o nome de Fly, será o substituto do Ka, vendido a R$ 23,7 mil na versão mais barata. O presidente da Ford, Marcos de Oliveira, admite que a marca só ampliará sua participação no mercado, hoje na casa dos 11%, com a chegada desse novo carro, totalmente desenvolvido no Brasil. O modelo será exportado para países da América do Sul.

No fim do ano chegará ao mercado o novo modelo da Renault, um hatchback (sem traseira estendida) que será fabricado na mesma plataforma do Logan, lançado em julho. Na Europa, onde é vendido por cerca de 8 mil (R$ 22 mil), o Logan é um carro de baixo custo. No Brasil, a versão mais barata custa R$ 28 mil. Mesmo o modelo hatch que será lançado no fim do ano não deve ser mais barato que o Clio, o popular da marca que custa R$ 25,5 mil.

A GM, que vende o Celta a R$ 25,3 mil, anunciou recentemente investimentos de US$ 500 milhões no Brasil e na Argentina para a produção de uma nova família - incluindo um carro compacto. A Fiat também tem planos para um novo popular, mas só para 2011 ou 2012.

Além dos nacionais, o Brasil começa a receber modelos baratos da China. Este mês, o grupo Effa iniciou as vendas das primeiras 200 unidades do M100, compacto de quatro portas que já vem com ar condicionado e vidros elétrico por R$ 22.980.

NOVIDADES PREVISTAS

Renault hatch: Modelo será feito na mesma base do Logan, em São José dos Pinhais (PR) mas será menor e mais barato. O lançamento pode ocorrer no fim deste ano

Ford compacto: Chamado nos bastidores de Fly, será lançado no primeiro trimestre de 2008. Produzido em São Bernardo, deve ser o carro mais barato da marca

Baixo custo da Toyota: Previsão é de que custará cerca de R$ 35 mil, mas há quem aposte em preço mais em conta. A montadora ainda não definiu o local da nova fábrica, mas a previsão é de que o carro chegue em 2010

Compacto da GM: Deve ser produzido em Gravataí (RS) para lançamento em 2009 ou 2010

Novo Fiat: Compacto previsto para 2011 ou 2012

Peugeot 206: Versão renovada do modelo atual feito em Porto Real (RJ) e lançamento em 2009