Título: 2 mil moradores deram adeus a Guaraqueçaba
Autor: Brito, Agnaldo
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/09/2007, Economia, p. B12

Confinado entre o maciço da mata atlântica e uma das baías do litoral paranaense, Guaraqueçaba, município de 461 anos, enfrenta um preocupante processo de êxodo populacional. Em dois anos, o município perdeu 2 mil habitantes, revela uma contagem que acaba de ser concluída pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

¿O declínio da pesca, que é base da economia do município, está expulsando todo mundo¿, diz Riad Said Zahoui, prefeito de Guaraqueçaba. Segundo contagem, em 2005, o número de moradores na cidade era de 9,6 mil almas. O último censo, concluído na metade deste ano, indicou apenas 7,6 mil pessoas.

¿Estamos perdendo 2,7 moradores por dia¿, calcula José Felipe da Silva Neto, o Zé Neto, fiscal do IBGE e vereador do município. Fora a pesca, não há alternativa econômica que assegure a subsistência da região. A falta de opção, entretanto, não decorre da ausência de vocações. A terra fértil da área já produziu mandioca, feijão e arroz, culturas que alimentam a população.

Guaraqueçaba, com os demais municípios localizados às margens da grande baía do litoral paranaense, faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) criada pela União, como forma de preservar o maior maciço remanescente de floresta atlântica do País .