Título: Foto de Lula no site, para ajudar
Autor: Costa, Rosa e Scinocca, Ana Paula
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/09/2007, Nacional, p. A4
Sem apoio declarado do Planalto, na véspera de sua condenação ou absolvição pelo Senado, o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), tem recorrido ao seu site pessoal (www.senado.gov.br/web/senador/RenanCalheiros) para mostrar que não foi abandonado. Na página principal, Renan ostentava ontem uma foto dele com o presidente Lula.
Na linha ¿somos eternos bons amigos¿, ele explora declaração de Lula de que o peemedebista tenha garantido seu direito de defesa e de que não concordava com uma condenação prévia. Também mostra no site uma série de apoios que diz ter recebido.
Em pouco mais de três meses, Renan foi vendo o apoio do Planalto minguar à medida que apareciam mais denúncias. Além de ser acusado de ter despesas pessoais pagas pelo lobista Cláudio Gontijo, ele é alvo de outros dois processos no Conselho de Ética - é suspeito de ter favorecido a cervejaria Schincariol e de ter usado laranjas na compra de rádios e jornal. A mais recente denúncia - apresentada na semana passada na Mesa Diretora do Senado - é a de que participaria de esquema de desvio de dinheiro em ministérios chefiados pelo PMDB.