Título: Bolsas globais têm dia de recuperação
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/09/2007, Economia, p. B4

Investidores passam a acreditar que Fed cortará juro em 0,50 ponto porcentual na reunião de terça-feira que vem.

As especulações de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) cortará a taxa básica de juros em 0,50 ponto porcentual - para 4,75% ao ano - no encontro de terça-feira que vem levaram otimismo às bolsas de valores globais ontem.

O Índice Dow Jones subiu 1,38%, enquanto a bolsa eletrônica Nasdaq ganhou 1,5%. No Brasil, o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) avançou 2,41%, depois da forte queda de 3,51% na segunda-feira. O dólar recuou 1,08%, para R$ 1,925, menor nível em um mês. O risco Brasil caiu 4,56%, para 209 pontos.

'Quando se olha para alguns dados puros de mercado, vê-se que a chance de uma redução de 0,50 ponto do juro americano na semana que vem cresceu muito', disse o economista do banco ABN Amro Real Cristiano Souza. 'Embora se trate apenas de rumor, o mercado operou hoje (ontem) confortável com essa hipótese.' A projeção do banco holandês é de um corte de 0,25 ponto.

O discurso do presidente do Fed, Ben Bernanke, durante um evento em Berlim, não mexeu com os indicadores financeiros ontem, pois seu tom foi acadêmico (ler mais na pág. B8).

Embora o corte de 0,50 ponto do juro americano na semana que vem tenha entrado no radar, a aposta majoritária dos investidores ainda é por uma redução de 0,25 ponto.

Os contratos futuros que refletem a expectativa para a evolução dos juros nos EUA fecharam ontem projetando 100% de chance de o Fed cortar a taxa básica em 0,25 ponto porcentual na próxima reunião. 'O otimismo de hoje (ontem) se deve à idéia de que um corte ajudaria a economia americana a não ter uma desaceleração mais profunda', disse Giri Cherukuri, chefe de operações da OakBrook Investments.

LEANDRO MODÉ COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS