Título: Financeiras são cautelosas na concessão de crédito
Autor: Otta, Lu Aiko
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/09/2007, Economia, p. B1

Negócios raramente são aprovados sem consulta ao SCPC.

Embora tenham aumentado a oferta de crédito, as instituições financeiras continuam cuidadosas na sua concessão. De acordo com Roseli Garcia, superintendente de Marketing de Produtos e Serviços da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), são raros os casos de negócios que se realizam hoje em dia sem a consulta ao cadastro de devedores do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

'Um registro de carnê em atraso ou cheque sem fundo é fator seletivo, porque é indicação de que a pessoa deve e não pôde pagar e de que a possibilidade de não vir a honrar a nova dívida que quer contrair é alta também', diz Roseli. No SCPC, apenas de janeiro a agosto deste ano foram recebidos 3,3 milhões de registros de dívidas.

O fato é que, embora a inadimplência venha recuando - o Indicador Serasa de Inadimplência Pessoa Física teve queda de 1,1% no período janeiro-agosto ante o mesmo período de 2006 -, a retração ocorre sobre uma base elevada, alerta o assessor econômico da entidade, Carlos Henrique de Almeida. 'Isso significa que a inadimplência ainda é muito elevada no País', diz.

Com a exigência do mercado de que o consumidor tenha contas em dia para comprar a prazo, muitas das 2.500 pessoas que procuram diariamente a central do SCPC no centro da capital para obter informação sobre as anotações de dívidas em seu nome têm o interesse de acertar ou renegociar rapidamente o pagamento do valor devido para poder candidatar-se a novo empréstimo.

Esse é o caso do corretor Alexandre Robson Fernandes, que vai financiar a compra de um carro nos próximos dias, mas antes, na quinta-feira, foi até o SCPC para saber se a Telefônica havia inscrito seu nome no cadastro por falta de pagamento da última parcela de um acordo sobre sua conta telefônica feito há alguns meses. 'Está aqui, ó, a Telefônica inscreveu sim, vou lá agora fazer o pagamento para poder financiar o carro sem problemas', ele disse.

13.º SALÁRIO

Marcel Solimeo, economista da ACSP, diz que o movimento de consumidores para tirar o nome do cadastro vai se intensificar no fim do ano, com o recebimento pelos assalariados da 1ª e da 2ª parcelas do 13º salário. 'É cíclico. Todos os anos, o número de registros cancelados sobe em novembro e dezembro, porque as pessoas procuram o credor para fazer renegociação ou acerto e limpar o cadastro para habilitar-se a novas compras a prazo.' São feitos registros no SCPC de atrasos de carnês, cartão de crédito, empréstimos bancários, cheque sem fundo e títulos protestados.

Para o consultor de dívidas Emanuel Gonçalves, o recebimento do 13º deve mesmo ser destinado ao acerto de débitos, porque é no período de pagamento do abono que as empresas dão mais facilidades na renegociação. 'Nesse período, as empresas disputam esses recursos dos devedores.'

Segundo a pesquisa da ACSP, que ouviu 929 consumidores com problema de atraso de pagamentos, a maioria (51,99%) não havia ainda procurado a empresa credora para renegociação da dívida e o principal motivo apontado era a falta de recursos financeiros (66,12%). Dos que haviam procurado a empresa para discutir a dívida apontada, a maioria (63,82%) renegociou o débito.

Toda vez que há pedido do comércio, de indústrias, de prestadoras de serviço ou de instituições financeiras, etc. para inclusão do nome de um consumidor em lista de devedores como a do SCPC ou da Serasa, essas empresas que administram o cadastro precisam enviar carta ao consumidor, informando-o sobre o pedido de inclusão.

Roseli explica que a carta do SCPC traz uma senha e que, de posse dela, o consumidor pode entrar no site www.apoioaoconsumidor.com.br para verificar quem fez o registro, seu telefone, endereço, site e o valor da dívida.

Para fazer consulta de seu nome no cadastro da Serasa, o consumidor deve procurar uma das centrais da empresa (endereços em todo o Brasil no site www.serasa.com.br) e apresentar o CPF. Orientação sobre como proceder para limpar o nome podem ser obtidas pessoalmente, pelo telefone 33serasa (3373-7272) ou no guia na internet (www.serasa.com.br/guia).