Título: Acidente de avião em balneário tailandês deixa 88 mortos e 42 feridos
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/09/2007, Internacional, p. A8

MD-82 saiu da pista, partiu-se e pegou fogo quando tentava pousar em meio a chuvas torrenciais na Ilha de Phuket.

Um avião repleto de turistas estrangeiros acidentou-se ontem na ilha tailandesa de Phuket, o principal resort turístico do país, deixando 88 mortos. O avião partiu-se e pegou fogo durante o pouso, em meio a uma forte chuva. As outras 42 pessoas a bordo do avião - que vinha de Bangcoc - sobreviveram e estavam sendo atendidas em hospitais próximos por diversos tipos de ferimentos, entre eles queimaduras, informou o vice-governador de Phuket, Vorapot Rajsima. ¿Cinco estão em estado crítico. Algumas pessoas tiveram 60% do corpo queimados¿, disse o coordenador do Hospital Bangcoc Phuket, Piyannooch Anantakdee.

Segundo sobreviventes, as condições eram terríveis durante o pouso, em meio à chuva torrencial e à turbulência. Um homem disse que o avião, um MD-82 (da americana McDonnell Douglas) operado pela empresa de vôos de baixo custo One-Two-Go, parecia estar descendo com velocidade excessiva.

¿O avião descia rápido demais. Nunca vi nada assim¿, disse Nong Khaonual, um tailandês que escapou do desastre com a mulher. ¿Pouco antes de o avião tocar na pista, sentimos que ele tentou arremeter e então derrapou para fora dela¿, disse. ¿Minha mulher estava meio inconsciente e eu a arrastei pela saída de emergência. Tinha um homem em chamas atrás de nós.¿

Aeroportos da Tailândia informaram que havia 7 tripulantes e 78 passageiros estrangeiros a bordo, na maioria europeus em férias. Segundo previsões, mais de 13 milhões de turistas devem visitar a Tailândia este ano.

Quatorze tailandeses, oito britânicos, cinco iranianos e quatro alemães estão entre os sobreviventes, informaram funcionários de hospitais. De acordo com a Embaixada do Brasil na Tailândia, não há registro de que houvesse brasileiros no MD-82, fabricado em 1983.

¿O avião parece ter derrapado e saído da pista em direção a um morro¿, disse Leslie Quahe, um pastor de Cingapura que chegou ao local cerca de uma hora depois do acidente. ¿Eu estava descendo o morro quando vi fumaça saindo do avião. Ele estava partido em vários pedaços¿, disse Quahe à Reuters.

`PÉROLA¿

Segundo funcionários, o avião partiu-se em dois quando pousou na ilha, que ainda é chamada de ¿Pérola do Andaman¿, apesar da devastação sofrida pelo tsunami de dezembro de 2004 no Oceano Índico.

A cauda do avião repousava na ponta da pista. Seu nariz estava entre as árvores que a delimitam. Parentes desesperados reuniram-se no aeroporto, na costa noroeste da maior ilha da Tailândia, procurando notícias. Representantes de companhias de turismo estrangeiras, que estavam no terminal à espera de turistas, também verificavam as listas de passageiros.

¿Estou profundamente chocado com esse trágico acidente¿, disse Udom Tantiprasongchai, presidente da companhia controladora da One-Two-Go, a Orient Thai Airlines, a jornalistas em Bangcoc.

Ele prometeu uma investigação completa e disse que o piloto, cujo nome não foi revelado, era um estrangeiro experiente. Ninguém soube dizer se o piloto está entre os sobreviventes.

¿Amanhã (hoje) a polícia formará uma comissão de investigação para descobrir o que realmente causou o acidente. O que precisamos fazer agora é cuidar dos feridos¿, disse Udom.

Seja qual for o resultado das investigações, o acidente deverá aumentar o temor sobre a segurança das dezenas de operadoras de vôos de baixo custo que proliferaram por todo o Sudeste Asiático na última década. Apesar de alguns acidentes e sustos, analistas dizem que não há evidências sólidas que comprovem que essas empresas sejam mais propensas a acidentes que as operadoras de serviços completos.

O grosso da investigação deverá concentrar-se nas condições do tempo quando o avião estava pousando.

¿Dava para dizer que havia um problema. O avião estava dando voltas tentando aterrissar. Ele estava fazendo ruídos estranhos e a chuva e o vento eram muito fortes¿, disse um sobrevivente irlandês, que se identificou apenas como John, ao canal tailandês ITV. ¿O avião estava em chamas, mas eu consegui sair¿, acrescentou John. O turista irlandês estava viajando com um amigo que também sobreviveu ao acidente. Segundo funcionários, o aeroporto de Phuket, que opera vôos nacionais e internacionais, deve ser reaberto hoje.REUTERS

TRAGÉDIAS RECENTES

3 de maio de 2006 - Queda de Airbus A-320 armênio no Mar Negro mata 113

9 de julho - Um Airbus A-310 russo cai durante um vôo para a Sibéria, matando 122

22 de agosto - Queda de Tupolev na Ucrânia mata 170

29 de setembro - Boeing da Gol cai na Amazônia, matando 154

1º de janeiro de 2007 - Boeing indonésio cai durante vôo de Java para as Ilhas Sulawesi e mata 102

5 de maio - Boeing 737 da Kenya Airlines, que seguia dos Camarões para Nairóbi, cai, matando 114

17 de julho - Airbus A-320 da TAM sai da pista e colide ao pousar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, matando 199

FRASE

Nong Khaonual Turista tailandês

¿O avião descia rápido demais. Nunca vi algo assim. Pouco antes de o avião tocar na pista, sentimos que ele tentou arremeter e então derrapou para fora dela. Minha mulher estava meio inconsciente e a arrastei para a saída de emergência. Tinha um homem em chamas atrás de nós¿