Título: Em protesto, internautas propõem até fim do Senado
Autor: Assunção, Moacir
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/09/2007, Nacional, p. A11

E-mails ao portal estadao.com.br reclamam contra absolvição de Renan

Críticas aos senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), Aloizio Mercadante (PT-SP) - apontado como o responsável por arquitetar a absolvição do presidente do Senado -, ao PT e ao presidente Lula e até propostas de extinção do Senado e da Câmara são a tônica dos mais de 500 e-mails de leitores ao portal estadao.com.br, divididos entre o Fórum, o blog do jornalista Daniel Piza e comentários sobre reportagens, enviados desde quarta-feira, quando Renan salvou seu mandato.

O leitor Jorge Batalha descreve a reação da filha de 6 anos à notícia da absolvição: ¿Papai, quando crescer, quero ser política¿. Ele respondeu que não deveria porque políticos ¿vendem a dignidade¿. Em carta ao presidente do Senado, Batalha diz que ¿a voracidade com que vossa excelência se apegou ao cargo mais parece um marisco incrustado na pedra¿.

Os leitores João Gonçalves Batistelli e Maria Angela Zacchi fizeram questão de pedir aos amigos que mandassem cartas de protesto aos senadores pela absolvição. ¿Precisamos de um Brasil mais justo para nossos filhos e netos¿, justificam na correspondência, que traz os endereços eletrônicos dos parlamentares.

Luiz Geraldo Dias pede a extinção do Senado. Luiz Camargo faz uma crítica contundente a Mercadante. ¿ No voto aberto, Renan seria cassado, não foi porque vocês são da mesma laia, é uma pena, pois eu ,trouxa, acreditava em você.¿ O leitor Corival Carmo questiona as escolhas do senador. ¿Para se reeleger, o senhor não precisaria se aliar ao Renan. O senhor poderia escolher entre ser um Eduardo Suplicy ou uma Ideli Salvatti e o senhor escolheu ser Ideli¿, diz, em referência à senadora do PT catarinense.

Um leitor que se identifica apenas como Antônio Carlos ironiza a fala de Renan, que disse que iria rezar . ¿Reze por todos nós, senador! Porque, lamentavelmente, parece que não resta mais nada a se fazer neste País . A nossa classe política parece ter saído mesmo das profundezas do inferno! Precisamos exorcizar esses demônios que tomaram conta do Congresso ou estaremos todos condenados!¿