Título: Petrobrás fecha acordo com estatal da Noruega
Autor: Rosa, Vera
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/09/2007, Economia, p. B4

A Petrobrás firmou ontem novo acordo com a Statoil, empresa de petróleo e gás controlada pelo Estado norueguês, que prevê a produção de etanol no Brasil e a exportação do produto para países europeus. Depois da assinatura do memorando de entendimento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que ¿não é incompatível¿ insistir na venda de etanol para um país que lidera a lista dos produtores de petróleo.

A Noruega é o terceiro maior exportador de petróleo do mundo, só perdendo para a Arábia Saudita e a Rússia. ¿Eu quero que a Noruega continue encontrando mais petróleo, sobretudo com a parceria entre a Statoil e a Petrobrás¿, disse Lula, em entrevista coletiva. ¿E, quanto mais gasolina tiver, mais nós temos que misturar.¿

O presidente lembrou que os países da União Européia serão obrigados a adicionar 10% de etanol em sua gasolina até 2020. Pelo protocolo firmado ontem, Brasil e Noruega também desenvolverão pesquisas para produção do álcool de celulose, batizado de segunda geração, a partir das sobras de colheitas. Além disso, os dois países pretendem atuar juntos na exploração de petróleo.

No Brasil, a norueguesa Statoil detém a concessão de nove contratos desse tipo, sendo sete em parceria com a Petrobrás. Na definição de Lula, a Petrobrás era ¿aquela moça bonita que não sabia que era bonita e tinha vergonha de namorar¿. Para o presidente, a empresa brasileira deixou de ser acanhada.