Título: Em livro, elogios a FHC e ao real
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/09/2007, Economia, p. B4

Para Greenspan, Lula é 'populista com muitos seguidores'

No livro de memórias que chegou às livrarias ontem, Alan Greenspan, que presidiu o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) por 18 anos e meio e ainda é uma das mais influentes figuras dos Estados Unidos, elogia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por ter dado continuidade à política econômica iniciada no governo Fernando Henrique Cardoso.

'Para surpresa de muitos, eu inclusive, o presidente Lula seguiu as políticas sensatas do Plano Real, que Cardoso, seu antecessor, implementou para combater a hiperinflação', diz Greenspan no livro A Era da Turbulência: aventuras em um mundo novo. Greenspan, considerado um 'oráculo econômico' por muitos analistas, desdobra-se em elogios a Pedro Malan, Fernando Henrique Cardoso e Armínio Fraga.

Segundo Greenspan, eles têm um 'talento excepcional e podem conduzir a América Latina na direção oposta ao populismo econômico'. Lula é descrito como um 'populista com muitos seguidores'.

Malan é chamado de típico representante dos 'formuladores de políticas econômicas altamente competentes da América Latina'. 'Admirava muito Pedro. Mas não pude deixar de fazer a ele uma pergunta que me atormentava: como uma economia pode ser tão mal gerenciada a ponto de exigir uma reforma tão drástica?', diz Greenspan, referindo-se ao Plano Real.

O ex-presidente do Fed também elogia as mudanças 'duradouras' trazidas pelo plano. 'A economia teve bom desempenho e o nível de vida melhorou', escreve. 'A economia brasileira está funcionando para o povo brasileiro.'

DÉFICIT ORÇAMENTÁRIO

No livro, o republicano Greenspan, que tem 81 anos, faz pesadas críticas ao descontrole de gastos e déficit do orçamento durante o governo George W Bush. Ele também tenta rebater as críticas de que teria alimentado a bolha imobiliária americana ao manter as taxas de juros muito baixas por um período longo demais.