Título: Banda larga muda até serviço público em Agudos
Autor: Werneck, Felipe e Rodrigues, Alexandre
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/09/2007, Metrópole, p. C7

Como 45,6% dos municípios brasileiros, Agudos, na região de Bauru (SP), conta com provedor próprio de internet de banda larga. Durante algum tempo, a cidade de 35 mil habitantes só tinha um pequeno equipamento com acesso discado, agora absorvido pelo provedor regional Lpnet, de Lençóis Paulista, que oferece acesso via rádio em 11 municípios da região central do Estado.

Paulo de Tarso, diretor da Lpnet, afirma que sua empresa começou a atuar em 1999, em Lençóis Paulista, fornecendo acesso discado. Aos poucos foi avançando para a região e há três anos adquiriu o provedor de Agudos.

Nos últimos anos, o uso da rede de computadores tornou-se significativo na cidade, a ponto de a prefeitura passar a oferecer serviços online para a emissão de certidões e de segunda vias de taxas e tributos. ¿Conseguimos estender nossos serviços para toda a população e ainda reduzimos o movimento nos balcões de atendimento¿, afirma o prefeito Carlos Octaviani (PMDB).

Embora Agudos figure na pesquisa como município que teve sua única livraria fechada, os moradores dizem que nunca tiveram uma loja de livros de verdade. ¿O que tivemos foram papelarias que nos traziam os livros escolares por encomenda, mas não livrarias onde pudéssemos escolher entre muitos títulos¿, diz o professor João Carvalho. Para ele, as papelarias continuam vendendo livros escolares. Para comprar em livrarias ou fazer atividades culturais, os agudenses vão a Bauru, a 14 quilômetros.