Título: Relator suspenderá caso da cervejaria
Autor: Costa, Rosa e Samarco, Christiane
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/09/2007, Nacional, p. A8

Petista alega que é preciso esperar resultados de apuração da Câmara

Com medo da repercussão negativa que o pedido de arquivamento pudesse lhe trazer, o senador João Pedro (PT-AM) avisou ontem que vai pedir a interrupção da segunda representação contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Ele optou por esperar os resultados das investigações que a Câmara está fazendo sobre a mesma denúncia.

O petista, relator do processo no qual Renan é acusado de ter favorecido a cervejaria Schincariol perante o INSS e a Receita Federal, admitiu que sua decisão é política. A suposta interferência em prol da empresa teria sido feita depois de a Schincariol ter comprado uma fábrica de refrigerantes do deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL) - irmão do presidente do Senado - por R$ 27 milhões, quando não valeria mais do que R$ 10 milhões, segundo avaliações de mercado.

¿Tem o componente político do resultado da primeira representação¿, disse ele, numa referência à acusação de que Renan teria despesas pessoais pagas por um lobista, da qual foi absolvido em plenário. ¿Por mais que se tenha cuidado de separar questões técnicas, a questão política é muito forte.¿

O pedido de interrupção será feito hoje, em reunião do Conselho de Ética. O relator se comprometeu a retomar as investigações se a Câmara achar indícios do envolvimento de Renan nas irregularidades. ¿A Câmara pode trazer novos elementos. A partir de um indício, vamos retomar os trabalhos aqui. Nós não estamos arquivando. Isso pode ter desdobramentos no processo de investigação.¿

João Pedro disse que, se alguém apresentar voto em separado, o Conselho de Ética poderá optar por outro desfecho para o segundo processo contra Renan. Outras duas representações estão no colegiado à espera de relator. Tratam da suposta compra de duas rádios e um jornal em sociedade oculta com o usineiro João Lyra e da coleta de propina em ministérios chefiados pelo PMDB.