Título: Confiança do consumidor é abalada pela comida cara
Autor: Chiara, Márcia De
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/09/2007, Economia, p. B1
A inflação dos alimentos acabou com o bom humor do consumidor brasileiro em setembro. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 0,3% no mês ante agosto - no mês passado, o índice havia subido 1% em relação a julho. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que anunciou ontem o indicador, a queda de confiança foi maior entre as famílias de menor poder aquisitivo, em cujo orçamento os alimentos têm maior peso.
Ainda segundo a FGV, os consumidores mais pobres também estão preocupados com alguns sinais de piora no mercado de trabalho. Para cálculo do índice, foram pesquisados, entre 31 de agosto e 20 de setembro, mais de 2 mil domicílios, em sete capitais. Segundo o coordenador de sondagens conjunturais do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV), Aloisio Campelo, a disparada dos preços dos alimentos derrubou as avaliações dos entrevistados sobre o cenário atual.
O ICC é dividido em dois indicadores: o Índice de Situação Atual, que caiu 4,4% em setembro (em agosto subiu 1,3%), e o Índice de Expectativas, que subiu 2% este mês, ante alta de 0,8% em agosto. Segundo o economista, mesmo com o bom resultado nas respostas sobre as expectativas, a queda do indicador foi muito intensa, e acabou conduzindo a uma taxa negativa no ICC. Uma queda de apenas 0,3% é considerada estabilidade pela fundação, disse Campelo. Mas o Índice de Situação Atual poderia ter sido melhor, não fosse a disparada dos preços dos alimentos no varejo.
DIA DA CRIANÇA
Nas compras para o Dia da Criança deste ano, a maioria dos consumidores pretende gastar o mesmo valor gasto em 2006. É o que revela levantamento especial da FGV, que usou como base consumidores entrevistados para o cálculo do ICC. Segundo a fundação, 67,5% dos pesquisados pretendem gastar o mesmo valor gasto no ano passado. E a maioria dos pesquisados (41,1%) pretende gastar entre R$ 21 e R$ 50 no presente deste ano.