Título: Ex-assessor cobra Lula por absolvição de senador
Autor: Costa, Rosa e Scinocca, Ana Paula
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/09/2007, Nacional, p. A5

Ex-assessor especial da Presidência, o empresário Oded Grajew criticou ontem, na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o Senado e a falta de posição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a absolvição do senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Grajew chegou a dizer que pediria um minuto de silêncio ao conselho pelo ¿falecimento ético e moral do Senado¿, mas mudou de idéia, dado o ¿clima de otimismo¿ do encontro.

O empresário fez as críticas logo depois de Lula sair. ¿O presidente deveria emitir sua opinião, ter a coragem de emitir sua opinião. Dizer se acha que Renan deve se afastar, se ele é inocente¿, declarou. ¿Isso não significa que o Senado não pode resolver as coisas. Acho que emitir opinião é importante para o presidente, como para qualquer brasileiro.¿

Sempre que indagado, Lula se recusa a dizer se acredita ou não na inocência de Renan, insistindo em que é um problema interno do Senado e só espera que a crise se resolva logo, para a retomada das votações. Em Madri, alegou até que não se tratava de acreditar ou não, pois não era juiz e não poderia emitir opinião.

POSICIONAMENTO

¿Na última reunião do conselho, fiz um apelo a todos que têm responsabilidade no País. Todo cidadão que luta pela ética na política, que tem visibilidade na sociedade, é liderança política, tem obrigação de se posicionar em relação à corrupção no Brasil, e a curto prazo em relação à situação de Renan¿, declarou o ex-assessor da Presidência.

O empresário ainda cobrou de Lula que participe mais das reuniões do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, como prometeu no início do ano. ¿Seria importante que o presidente ouvisse as considerações feitas aqui. Afinal, é um conselho consultivo da Presidência¿, destacou.