Título: FHC diz que Kyoto é passado
Autor: Orsi, Carlos
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/09/2007, Vida&, p. A20

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou ontem que o Protocolo de Kyoto está ultrapassado porque países antes considerados subdesenvolvidos, como Brasil e China, estão se desenvolvendo e hoje se encontram entre os dez maiores poluidores. O ex-chanceler Luiz Felipe Lampreia classificou como ¿míope¿ e ¿equivocada¿ a postura do governo brasileiro de não aceitar estabelecer metas de redução da emissão de gases do efeito estufa, conforme desejam os países europeus.

Os dois participaram ontem do segundo e último dia da Conferência Internacional Rio+15, num hotel no Rio. Fernando Henrique mandou uma mensagem gravada. Lampreia participou de um painel sobre os próximos 15 anos do Protocolo de Kyoto, que termina em 2012.

¿Qualquer acordo internacional limita a soberania. Mas, se um país africano dizimar outro com um gás químico, não existe isso de ninguém falar nada. Dizer que faz o que quer porque é o dono da casa é uma atitude autocrática¿, disse Lampreia. Em sua opinião, não existe mais o conceito de soberania, tal como ele era entendido, em questões globais como meio ambiente e direitos humanos.