Título: Horário de verão começa no dia 14
Autor: Goy, Leonardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/09/2007, Metrópole, p. C8

Relógios serão adiantados em 1 hora até 16 de fevereiro; economia de energia no horário de pico chega a 5%

O horário de verão deste ano começará à zero hora do dia 14 de outubro. Os moradores das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País terão, então, de adiantar os relógios em uma hora. A mudança nos ponteiros valerá até a meia-noite de 16 de fevereiro de 2008. O calendário foi divulgado ontem pelo Ministério de Minas e Energia. Como no ano passado, o horário de verão não vai vigorar nas Regiões Norte e Nordeste do País.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) estima que durante o horário de verão deste ano haverá uma redução do consumo de energia durante o horário de pico (aproximadamente entre 19 e 22 horas) de 4% a 5%, o que equivale a uma economia de aproximadamente 2 mil megawatts.

Somente nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste, a redução no horário de maior consumo deverá ser de aproximadamente 1.745 megawatts, o equivalente a duas vezes o consumo do horário de pico em Brasília. Na Região Sul, a economia deverá ser de aproximadamente 522 megawatts, o correspondente a três vezes o consumo de Florianópolis no horário de maior carga.

O principal objetivo do horário de verão é o de evitar a concentração de demanda no sistema elétrico entre o fim da tarde e o começo da noite, que é quando a maior parte das pessoas chega em casa do trabalho. Com a mudança nos relógios, é possível aproveitar por mais tempo a luz natural, que nesta época do ano já costuma ser mais intensa. Com o maior uso da luz solar, gasta-se menos energia no horário de pico e o sistema elétrico opera com mais folga, evitando-se assim os riscos de haver sobrecarga e interrupções no fornecimento de energia.

ABRANGÊNCIA

Nesta edição, além do Distrito Federal, a medida abrange os mesmos Estados dos últimos dois anos: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Essa abrangência é explicada pelo fato de nesses Estados ser possível um aproveitamento mais eficiente da luz solar nessa época do ano.

A mudança de horário no período do verão é um recurso adotado por diversos países do hemisfério norte (de março a outubro) e do hemisfério sul (outubro a março). Entre eles estão Estados Unidos, Rússia, Austrália, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai, além de grande parte da Europa. Adotado pela primeira vez nos Estados Unidos em 1884, foi instituído no Brasil no verão de 1931/1932.