Título: FMI faz altos elogios ao Brasil
Autor: Pereira, Renée
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/09/2007, Economia, p. B3

Relatório considera sistema brasileiro bem regulado

O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou ontem para os desafios representados pela grande entrada de capitais de curto prazo no Brasil. Mas, ao mesmo, reconheceu que o sistema financeiro brasileiro é diversificado, bem regulado e melhor supervisionado que o de outros países emergentes.

Leia a íntegra do relatório do FMI

'A entrada de capital de curto prazo aumentou à medida que a taxa de juro nominal de dois dígitos e fortes fundamentos econômicos fazem do Brasil um destino atraente para as operações de carry trade', diz o Fundo, em seu Relatório de Estabilidade Financeira Global, divulgado ontem.

Segundo o documento, a regulações no Brasil, tanto para o câmbio quanto para conta de capital, têm sido liberadas gradualmente desde a década de 1990. 'No entanto, esse processo, freqüentemente, não tem sido seguido por alterações complementares na legislação como um todo, que permanece complexa e ambígua.' Por exemplo, diz o Fundo, o governo ainda pode reintroduzir controles sobre o câmbio.

Mas, 'comparado com outros emergentes, o sistema financeiro (brasileiro) é diversificado e um dos maiores, com um mercado sofisticado de derivativos. É bem regulado e supervisionado e, graças à reestruturação, tem se tornado mais moderno e eficiente', diz o FMI.

Mas ressalva que o setor financeiro é concentrado. Embora o mercado acionário doméstico tenha aumentado, o Fundo afirma que algumas companhias de grande porte preferem ter ações em Nova York.