Título: Os dividendos de um escândalo
Autor: Costa, Rosa e Fadel, Evandro
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/10/2007, Nacional, p. A4

`Playboy¿ com Mônica Veloso nua vai às bancas

Meses após as primeiras notícias de que poderia posar nua para uma revista masculina, a jornalista Mônica Veloso estampará a partir da semana que vem a capa da revista Playboy. A jornalista, que se tornou uma das principais personagens da crise que atinge há vários meses o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi fotografada por J.R. Duran e terá suas imagens publicadas na edição da revista que chega às bancas no dia 9.

Mesmo tendo sido apresentadora de um telejornal em Brasília, nos anos 90, Mônica ganhou destaque no noticiário nacional com o surgimento das primeiras denúncias contra Renan, no dia 25 de maio passado. Na época, a revista Veja publicava a informação de que o senador teria despesas pessoais pagas pelo lobista Claudio Gontijo, ligado à construtora Mendes Junior. Os gastos em questão incluiriam o pagamento de uma pensão alimentícia à filha de três anos que o senador teve com Mônica fora do casamento.

Pouco tempo depois, a própria jornalista declarou que tinha recebido dinheiro vivo das mãos de Gontijo. Apesar da tensão formada em torno do caso, Renan foi absolvido dessa acusação no plenário do Senado, por 40 votos a 35 e 6 abstenções.

Se por um lado o caso Renan esteve na origem do convite feito pela Playboy, Mônica indica que não pretende voltar ao assunto. Ela se dispôs a conceder uma entrevista coletiva na tarde de hoje, em São Paulo. Mas, no informe enviado às redações, a revista adiantou que ela falará exclusivamente sobre assuntos que estejam relacionados com o ensaio fotográfico.

Playboy, no entanto, aproveita a ligação de Mônica com Renan para alimentar as expectativas de seus leitores. Em seu site na internet, por exemplo, uma chamada com o texto Mônica Veloso, dia 2/10 no seu celular remete à notícia de que ela participará também de um chat online hoje, às 20 horas: ¿Participe pelo wap do seu celular e fale com ela, que foi do escândalo para a capa de Playboy!¿

Na entrevista coletiva que será realizada hoje, a revista também promete liberar algumas das imagens de Mônica para divulgação.