Título: Sem-teto chegaram à Sé em ônibus fretados
Autor: França, Valéria
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/10/2007, Metrópole, p. C3

Eles se dispersaram para despistar a polícia e depois ocuparam prédios do INSS em dois pontos do centro

Integrantes de movimentos de moradia chegaram ontem de manhã à Praça da Sé em três ônibus fretados. Dispersaram-se para despistar a polícia e seguiram para a missão do dia: ocupar dois prédios do Instituto Nacional do Seguro Social nas Ruas Xavier de Toledo e Santa Ifigênia. ¿A idéia é forçar a barra e ver se o governo vai receber a gente¿, disse Luiz Gonzaga da Silva, de 58 anos, o Gegê, líder da Central de Movimentos Populares.

Os sem-teto dividiram-se em dois grupos. O primeiro, de 70 pessoas, ocupou o 3º andar do prédio do INSS da Santa Ifigênia, onde funciona a gerência regional do Estado. É um prédio movimentado, com 500 servidores distribuídos em 14 andares, além de funcionários de uma agência do Banco do Brasil.

Outros 150 sem-teto seguiram para a agência da Previdência Social na Xavier Toledo. Antes, o mesmo grupo tentara sem sucesso entrar num prédio na Rua Conselheiro Crispiniano, no centro, mas os policiais chegaram antes. A ocupação foi pacífica, segundo o INSS, o que permitiu que servidores trabalhassem nos dois edifícios. Mas aposentados reclamaram do atendimento (Veja texto abaixo).

A mobilização tem o objetivo de acelerar a liberação de dois prédios em especial, na Rua Maria Domitila, no Brás, e na Avenida 9 de Julho. Desde que fecharam acordo com a Prefeitura, há mais de três anos, 120 famílias recebem Bolsa-Aluguel enquanto esperam a reforma no imóvel na 9 de Julho.

¿Pedi demissão do emprego para me dedicar ao movimento¿, disse o cozinheiro Ricardo Carneiro, de 41 anos, casado e pai de três filhos. A mulher sustenta a família com os R$ 450 que ganha como doméstica. ¿Moramos em dois cômodos, num cortiço, na Vila Nova Cachoeirinha (zona norte)¿, contou Carneiro, que participou da ocupação na Santa Ifigênia.

No meio da tarde, Maria Cícera Rodrigues, de 25, juntou-se ao grupo. Mãe de três filhos, ela ainda mora na casa dos pais. Maria casou grávida, aos 15 anos. Dois anos depois, já com dois filhos, ficou viúva. ¿Dei a volta por cima. Casei novamente e consegui bolsa para fazer faculdade de Administração¿, disse. ¿Agora falta a casa.¿

Sem conseguir resposta do governo, os sem-teto decidiram passar a noite no prédio da Santa Ifigênia.