Título: Sacola de pano rendeu desconto no supermercado
Autor: Amorim, Cristina e Roxo, Elisangela
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/09/2007, Vida&, p. A28
Fui às compras num domingo à noite, em Campinas, com dois amigos, para testar o desempenho de uma sacola de pano da campanha 'Eu não sou de plástico', promovida pela Prefeitura de São Paulo. Caminhamos até o supermercado mais próximo, a loja do Pão de Açúcar, no bairro Cambuí. Levar a sacola vazia é simples: basta dobrar e guardar na bolsa. Ela praticamente não ocupa espaço.
Frutas, bebidas, patê e torradas selecionados, compra terminada. Quando o caixa André Pitarello viu minha sacola de pano, recebi um elogio. 'Tem mesmo muito exagero com as sacolinhas. Bacana você trazer uma de casa!' Registrada a compra, perguntei de quanto seria o desconto.
De acordo com a Associação Paulista de Supermercados (Apas), os varejistas pagam, em média, R$ 0,02 por sacolinha plástica, valor repassado ao consumidor no preço dos produtos. Cada supermercado cobra de uma forma. No Pão de Açúcar, cerca de 0,01% do preço equivale às sacolinhas.
Espantado com minha pergunta, Pitarello chamou o fiscal de caixa, Lafaiete Neto. Ele disse ser a primeira vez que um cliente pedia desconto por não levar sacolinhas e não tinha idéia da porcentagem delas no valor dos produtos. 'Pode dar 10%', disse ao caixa.
A volta com a sacola de pano cheia foi complicada. Não dá para distribuir o peso, como fazemos com um monte de sacolinhas. A solução foi contar com os amigos e fazer um revezamento de alças. Ao chegarmos ao apartamento, uma surpresa. As torradas, selecionadas por nós por causa da embalagem de papel, estavam acondicionadas aos pares, em saquinhos plásticos, dentro do pacote.