Título: Irã e Venezuela reafirmam laços
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/09/2007, Internacional, p. A25
Em sua terceira visita a Caracas, Ahmadinejad assegura a Chávez que, juntos, ninguém conseguirá derrotá-los
O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, reafirmaram ontem a aliança entre os dois países ¿na luta contra o imperialismo¿. Ahmadinejad chegou a Caracas na quinta-feira à noite, após uma breve visita ao presidente boliviano, Evo Morales, e deixou a Venezuela ontem pela manhã.
Os dois líderes reuniram-se por duas horas e meia no Palácio Miraflores, em Caracas, e revisaram uma série de acordos de cooperação entre o Irã e a Venezuela. Foi a terceira visita de Ahmadinejad ao país em um ano.
¿Juntos, somos, com certeza, mais fortes e a verdade é que ninguém pode nos derrotar¿, afirmou o líder iraniano. ¿O imperialismo não tem outra opção: ou respeita os povos ou aceita sua derrota.¿ Chávez recebeu seu colega do Irã calorosamente e disse que Ahmadinejad é ¿um dos maiores batalhadores pela verdadeira paz¿.
O presidente da Venezuela ainda aproveitou para aplaudir a coragem de Ahmadinejad de ter participado de uma conferência na Universidade Columbia, em Nova York, na segunda-feira. Ahmadinejad teve de ouvir pesadas críticas do reitor Lee Bollinger, que afirmou que o presidente iraniano se comportava como um ¿ditador cruel e mesquinho¿. ¿Um porta-voz do império tentou lhe desrespeitar e você respondeu com a altura dos revolucionários, e a Venezuela inteira aplaude sua valentia e coragem¿, afirmou Chávez.
Ontem, a TV estatal do Irã exibiu uma entrevista em que Ahmadinejad afirma que o presidente americano, George W. Bush, será convidado a fazer uma palestra em uma universidade iraniana se algum dia visitar o país.