Título: Jobim indica professor do ITA para a Anac
Autor: Monteiro, Tânia., Tavares, Bruno
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/10/2007, Metrópole, p. C4

A quarta indicação para a diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foi encaminhada ontem pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, ao Palácio do Planalto. Trata-se do engenheiro de infra-estrutura aeronáutica Cláudio Jorge Pinto Alves. Professor de graduação e pós-graduação no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), ele deverá ocupar a vaga de Josef Barat, que saiu na semana passada. O novo indicado para a Anac tem perfil técnico e é tido como um dos maiores especialistas no setor aeroportuário em atividade no País.

Esse é o quarto escolhido pelo ministro para recompor a diretoria da agência e a terceira indicação formal. Até o agora, o nome da economista Solange Vieira, opção de Jobim para assumir a presidência da Anac, não foi encaminhada formalmente. Antes de Alves, Jobim sugeriu os nomes do brigadeiro Allemander de Jesus Pereira Filho (já aprovado pela Comissão de Infra-Estrutura do Senado e à espera da votação no plenário) e do economista Marcelo Guaranys.

Jobim acredita que, após a efetivação dos três, o atual presidente da agência, Milton Zuanazzi, renunciará. ¿Tenho informações de que a saída dele é uma questão de tempo¿, disse o ministro ao Estado na segunda-feira, antes de participar do programa Roda Vida, da TV Cultura. A assessores e amigos, porém, Zuanazzi continua dizendo que ficará na agência.