Título: Via Dutra foi a primeira federal privatizada
Autor: Pereira, Renée
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/10/2007, Economia, p. B7

A Rodovia Presidente Dutra foi a primeira importante concessão no País, no Programa de Concessões de Rodovias Federais, que transferiu as despesas com manutenção e expansão das estradas para a iniciativa privada.

A NovaDutra, que assumiu a autovia de 1996 a 2021, é controlada pela Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR), responsável pela administração de 15% das rodovias sob concessão, como a AutoBAn e ViaOeste, em São Paulo, NovaDutra, Ponte Rio-Niterói e ViaLagos, no Rio, e RodoNorte, no Paraná.

Para recuperar a rodovia, o Sistema CCR investiu R$ 5,596 bilhões de março de 1996 a dezembro de 2006, sendo R$ 1,948 bilhão em obras e equipamentos e R$ 3,042 bilhões em operações. Desde o início da concessão, o número de acidentes caiu de 500 mortes por ano em 1996 para 230 em 2006.

Principal rodovia do País, a Via Dutra foi inaugurada em 1951 pelo general Eurico Gaspar Dutra com a sigla BR-02, com o objetivo de ligar, nos seus 402 km, as duas regiões metropolitanas mais importantes do País: a então Capital Federal, Rio de Janeiro, e o pólo industrial de São Paulo.

Ao substituir a antiga Rio-São Paulo, construída em 1928, a nova rodovia reduziu o tempo de viagem pela metade, de 12 para 6 horas. A obra consumiu 1,3 bilhão de cruzeiros, envolveu 35 empreiteiras e milhares de trabalhadores, números altíssimos para os padrões da época.