Título: Israel impede palestinos de rezar em Jerusalém
Autor: Sant¿Anna, Lourival
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/10/2007, Internacional, p. A28
Soldados israelenses tentaram ontem barrar milhares de palestinos que lotaram os postos de controle nos arredores de Jerusalém para chegar à Al-Aqsa, principal mesquita da cidade e terceira mais sagrada do Islã.
O movimento na mesquita é sempre elevado às sextas-feiras, mas chegou a níveis incontroláveis ontem, já que era um dos últimos dias do Ramadã - o mês sagrado dos mulçumanos.
Israel fechou as passagens da Cisjordânia, impedindo os palestinos de entrar em Israel, por temer que seriam lançados ataques na cidade durante o festival judaico de Sukkot. A celebração acabou quinta-feira, mas a reabertura foi adiada para sábado.
Mesmo com o fechamento, cerca de 135 mil palestinos conseguiram chegar ao complexo da mesquita. A polícia israelense tinha ordens de permitir a entrada de homens de mais de 50 anos e mulheres de mais de 40 - que, o segundo o governo, têm menor probabilidade de serem terroristas. Usando até jipes e cavalos, mais de 3 mil soldados israelenses foram deslocados para os arredores de Jerusalém. Em Kalandia, no norte da cidade, houve conflitos entre os palestinos e as tropas israelenses, que usaram bombas de efeito moral para controlar a multidão.