Título: Pelo tributo, caça aos rebeldes
Autor: Samarco, Christiane
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/10/2007, Nacional, p. A5
A destituição dos senadores peemedebistas Pedro Simon (RS) e Jarbas Vasconcelos (PE) da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) foi apenas o primeiro movimento da temporada de caça aos ¿rebeldes¿. Nos bastidores da base aliada está em gestação uma operação para tentar afastar outros senadores da comissão que sejam contra a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).
Também são alvos parlamentares que são contra a permanência de Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência do Senado. ¿Não sei se o interesse é do Renan ou do governo. Eles só querem senadores que sejam da absoluta confiança, que sigam suas diretrizes sem reclamar. É coisa do governo mas tem muita gente pegando carona¿, afirma o senador Valter Pereira (PMDB-MS), que recebeu sinais de que também poderá ser afastado da CCJ.
Pereira foi o relator do parecer que recomendou a derrubada da medida provisória que transformava em ministério a Secretaria Especial de Planejamento de Longo Prazo, do filósofo Mangabeira Unger. Na mira da base aliada, estão ainda os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Patrícia Saboya (PDT-CE).
A líder do PT, Ideli Salvatti (SC), nega a operação e diz que todas as mudanças são acordadas.