Título: Presidente da empresa nega falhas e culpa aeroporto por reclamações
Autor: Komatsu, Alberto., Tavares, Bruno
Fonte: O Estado de São Paulo, 10/10/2007, Metrópole, p. C1

O presidente da BRA, Humberto Folegatti, negou ontem irregularidades na manutenção de aviões ou que a empresa esteja em crise financeira. Ele garantiu que cumpre todas as normas de segurança de vôo e as inspeções da Anac em curso são normais, já que a fiscalização foi intensificada desde a posse do ministro da Defesa, Nelson Jobim. Ele creditou o aumento de reclamações de passageiros a problemas no terminal onde a BRA opera no Aeroporto de Brasília.

¿A empresa está voando regularmente, sem nenhum tipo de percalço. Exceto aqueles mecânicos que ocorrem com qualquer empresa. As inspeções da Anac são rotineiras¿, disse o executivo. Ele garantiu que foi achado ¿zero vírgula zero¿ infração de segurança na BRA.

Folegatti disse que a BRA tem contratos de manutenção com empresas como TAP e KLM. A revisão dos motores, afirmou, é feita na Delta e na Cingapore Airlines.

¿Por ordem minha, nenhum avião decola com qualquer tipo de problema¿, afirmou Folegatti. Para ele, se a manutenção da BRA, criada há nove anos, tivesse problemas, já ¿era para ter ocorrido algum acidente¿. Ele admitiu que há atrasos e cancelamentos, mas afirmou que isso acontece em toda companhia.

¿Virei uma vidraça do tamanho do Brasil¿, afirmou. Indagado, então, se ele ou a BRA se sentiam perseguidos, Folegatti garantiu que não. ¿Infelizmente, às vezes ocorre uma orquestração por maldade. Não sei a quem interessa. As pessoas passam informações sem embasamento. Às vezes, vem uma enxurrada de problemas. Aí você fala: `Puxa vida, de onde nasce isso tudo?¿ Eu estou num setor que está em crise há um ano.¿

Folegatti atribuiu o crescente número de reclamações e de autos de infração emitidos pela Anac aos problemas de -estrutura do Terminal 2 de Brasília. O terminal, segundo ele, não tem capacidade para atender quatro aviões ao mesmo tempo, o que causa atrasos e cancelamentos.

Folegatti afirmou que o fato de a Anac ter um posto na frente do terminal facilita o registro de reclamações: ¿Você pega um vôo que tem 130, 140 passageiros e está atrasado duas ou três horas. O passageiro não tem o que fazer, ele aproveita para fazer o quê? Existe um grande volume de reclamações da mesma ocorrência.¿