Título: País tem 219 cursos de pós excelentes
Autor: Paraguassú, Lisandra
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/10/2007, Vida &, p. A26

Em avaliação da Capes/MEC, 91 cursos, 4% dos 2.266 avaliados, foram considerados ruins e serão desativados.

O Brasil tem hoje 219 cursos de mestrado e doutorado considerados de nível internacional. A avaliação divulgada ontem pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes), do Ministério da Educação, mostra que mais da metade dos cursos brasileiros podem ser considerados de boa qualidade. Apenas 91 - 4% dos 2.266 avaliados - foram considerados ruins e, ao contrário do que acontece na graduação, serão imediatamente fechados.

Veja as notas das instituições

Os resultados da avaliação mostram ainda que a pós-graduação no País vem melhorando. Na comparação com a última avaliação, de 2004, as notas de 437 subiram, 109 a ponto de atingir o máximo: 7. A produção de outros 333 caiu e a de 91 chegou ao mínimo, o que levará ao seu descredenciamento.

A avaliação da Capes é feita a cada três anos e engloba todos os cursos de mestrado e doutorado existentes hoje no País. Os conceitos vão de 1 a 7. As notas 1 e 2 imediatamente levam ao fechamento. Já 6 e 7 são dadas apenas àqueles que, além de oferecer mestrado e doutorado na área, são considerados do mesmo nível de centros internacionais. O curso com conceito 5 é considerado muito bom. Essa é também a nota máxima para os que oferecem apenas mestrado. O conceito 4 significa bom e 3, regular.

Os cursos de excelência no País vêm crescendo desde 2001. Naquele ano, eram 149 os que obtiveram notas 6 e 7. Em 2004, passaram para 197 e, neste ano, chegaram a 219. O mesmo vale para a outra ponta: os 55 cursos ruins que foram descredenciados em 2004 saltaram para 91 que devem ser fechados no fim do ano.

¿A tendência dos cursos de pós-graduação é de sempre aumentar sua produtividade para não cair de conceito. Um curso (com nota) 4 que mantenha tudo como está poderá ser 3 ou menos na próxima avaliação¿, afirmou Renato Janine Ribeiro, diretor de avaliação da Capes.

Neste ano, diz Ribeiro, a Capes apertou o cerco a cursos de doutorado que, segundo ele, ¿não formam doutores¿. ¿Um curso que tem doutorado e se concentra no mestrado e na produção de papers não está cumprindo sua função de formar recursos humanos¿, disse. Essas instituições, explica, têm formado poucos doutores ao longo dos anos. ¿Pode ser por pouca demanda ou pouco interesse. Mas o curso precisa se reorientar.¿

CONCENTRAÇÃO

A avaliação revela, ainda, que Sul e Sudeste continuam sendo os centros de formação de excelência no País, apesar das tentativas do governo de investir em centros fora dessas regiões. Juntas, concentram 72% das instituições com pós-graduação do País e 92% dos centros com notas máximas. São 72 dos 75 cursos com nota 7 e 129 dos 144 com nota 6.

São Paulo tem 108 dos 219 centros de excelência em pós-graduação do País. As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste têm apenas 635 dos programas e apenas 17 com conceitos 6 e 7. Apenas sete Estados concentram os 75 cursos com nota 7. Com exceção de Pernambuco, Distrito Federal e Santa Catarina, com um programa cada, os restantes estão em São Paulo (45), Rio (12), Rio Grande do Sul (9) e Minas (6). ¿Ainda há muita concentração¿, admitiu Ribeiro. ¿Daí a necessidade de mais investimentos para redistribuição regional.¿

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