Título: Político mexicano trapaceia em corrida
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/10/2007, Internacional, p. A18
O ex-candidato presidencial mexicano Roberto Madrazo, de 55 anos, foi desqualificado da maratona de Berlim por ter usado um atalho para concluir a prova. Na corrida do dia 30, o mexicano concluiu o circuito em primeiro lugar dentro de seu grupo de idade, com um tempo de 2h41min12s. Ao cruzar a linha de chegada usando uma jaqueta vermelha e sem aparentar estar cansado, o mexicano levantou a suspeita do fotógrafo Victor Sailer, que registrava o evento.
Sailer achou estranho Madrazo não estar transpirando como os outros participantes da prova e decidiu levar a foto do ex-candidato aos organizadores da maratona. Quando os responsáveis pela corrida checaram o chip eletrônico que Madrazo usou durante a corrida, constataram que o político não tinha feito um trecho de 15 quilômetros da prova.
Após mais de uma semana de silêncio, Madrazo alegou que nunca teve intenção de correr toda a maratona. Ele disse que abandonou a prova na metade e cruzou a linha de chegada apenas para receber sua medalha de participação. Mas não explicou por que não avisou aos organizadores que não havia corrido toda a maratona. O ex-candidato do Partido Revolucionário Institucional, que ficou em terceiro lugar na votação presidencial de 2006, acusou seus adversários políticos de conspirar contra ele: 'Querem jogar lama na atividade esportiva que pratico há tanto tempo.'