Título: No Brasil, 1 milhão de abortos ilegais por ano
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/10/2007, Nacional, p. A22
De acordo com pesquisas acadêmicas, são feitos cerca de um milhão de abortos ilegais todos os anos no Brasil. E cerca de 270 mil mulheres são internadas no Sistema Único de Saúde com complicações decorrentes disso.
A discussão sobre o tema foi retomada no início do ano pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que o enquadrou como questão de saúde pública e propôs um plebiscito para votar a descriminação. As declarações foram feitas pouco antes da visita do papa Bento XVI ao País e contaram com o apoio de movimentos de médicos, de direitos humanos e de feministas, além de parte do governo.
Em 2005, a Secretaria Especial de Política para Mulheres enviou ao Congresso um projeto de lei prevendo a permissão do aborto até a 12.ª semana de gestação.
Um recente levantamento da ONU constata que 97% dos países autorizam o aborto para salvar a vida das mães. No caso de estupro, porém, menos da metade dos países (48%) têm leis que permitem o procedimento.
Entre os países pobres, apenas 37% aceitam o argumento para justificar uma intervenção. Já nos países ricos, 84% deles contam com leis que autorizam em caso de violação sexual.