Título: Festa da Padroeira reúne 150 mil romeiros em Aparecida
Autor: Menocchi, Simone
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/10/2007, Vida&, p. A27

Mesmo com número de visitas abaixo do esperado, houve filas e congestionamento no local

Sob um sol forte e muito calor, cerca de 150 mil pessoas estiveram ontem no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na festa da Padroeira do Brasil. O número parcial foi informado pela equipe de segurança da basílica e está pouco abaixo da expectativa, de 160 mil. ¿Muitos romeiros vêm sábado e também no domingo. Nos três dias a expectativa é de 300 mil a 350 mil pessoas¿, justificou d. Raymundo Damasceno Assis.

Mesmo abaixo da expectativa, o santuário estava lotado. Logo cedo, por volta das 7 horas, havia congestionamento nos acessos à igreja. No pátio, não havia espaço. ¿Viajei quase dez horas e venho aqui há 28 anos, já estou acostumada¿, contou a aposentada Jacira Silva, de 68 anos, da cidade de Cataguazes, Minas Gerais.

Quatro missas foram celebradas em comemoração à Nossa Senhora. Na celebração das 8 horas da manhã, muitos fiéis tiveram de assistir à missa em pé do lado de fora. ¿Tá bom, tô vendo pelo telão¿, disse Jacira.

Pelo menos três mil ônibus e cinco mil carros de todas as partes do País estavam na cidade. Alguns grupos chegavam a pé, como o formado por 41 católicos de São José dos Campos que andaram por 32 horas sem dormir, parando para descansar um pouco. ¿Chegar aqui deve ser como chegar ao céu, uma emoção muito grande¿, disse uma das peregrinas, Clara Eunice Freitas.

No santuário, começava uma outra peregrinação, desde a espera para se comprar uma vela até a passagem pelo nicho de Nossa Senhora, onde está a imagem original. De frente para a santa, além das fotos, muitas orações e emoção. ¿Choro muito de emoção por estar aqui¿, afirmou a dona de casa Lourdes Franco, da cidade de Salto, interior paulista. Na Sala das Velas, milhares de fiéis ficavam compenetrados em seus pedidos e agradecimentos - a maioria relacionados à saúde.

Mas, para o estudante Evaldo da Silva, de 9 anos, o agradecimento era diferente. Com o pai e o irmão, ele acendia uma vela por ter ganho um videogame. ¿Vim agradecer à santa por ter atendido meu pedido¿, contou Evaldo.

Celebrada por d. Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida, a missa solene emocionou os devotos, quando a imagem de Nossa Aparecida entrou carregada por quatro atletas vestidos de anjo, que desceram do centro da cúpula maior, de rapel, de uma altura de 70 metros.

Ao mesmo tempo em que a santa chegava à igreja, pessoas vestidas de índio, representando a Amazônia, também subiram ao altar carregando cartazes com alguns protestos com frases como ¿não ao descaso aéreo¿, ¿não à propina¿, ¿não ao neoliberalismo¿ e ¿não ao Banco Mundial¿. Na coletiva à imprensa, d. Raymundo explicou que a manifestação foi dos romeiros e não está relacionada ao Santuário Nacional.