Título: Chávez quer substituir petróleo por gás na AL
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/10/2007, Economia, p. B3

Venezuelano inaugurou ontem gasoduto na Colômbia

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, convocou ontem a América Latina a promover o uso intensivo de gás para reduzir o consumo de petróleo e aproveitar ao máximo o lucro com as vendas de óleo cru aos países desenvolvidos.

Para conseguir esse objetivo, Chávez considerou crucial a construção dos gasodutos do Sul, Transandino e a extensão para a América Central do gasoduto inaugurado ontem em Manaure, Colômbia, em cerimônia realizada junto com o presidente colombiano, Alvaro Uribe, e do Equador, Rafael Correa.

Os governantes descerraram a placa comemorativa que marca o início de funcionamento da obra, construída em conjunto pela Venezuela e pela Colômbia. Depois abriram as válvulas que deram passagem ao gás extraído do Caribe colombiano e que será fornecido aos consumidores de Maracaibo, na Venezuela.

O gasoduto Ballenas-Maracaibo, que recebeu o nome de Antonio Ricaurte, oficial colombiano que lutou pela independência do país, é uma iniciativa da Empresa Colombiana de Petróleos (Ecopetrol) e da Petróleos de Venezuela S.A. (PDVSA), que investiram no projeto US$ 200 milhões.

A linha de transporte mede 220 quilômetros de comprimento, 89 deles em território colombiano, a partir de Ballenas, que fica na localidade de Manaure, na província colombiana de La Guajira e a mais de 1.400 quilômetros ao norte de Bogotá. O gasoduto tem capacidade para transportar 200 milhões de metros cúbicos de gás por dia, segundo as autoridades.

A construção do reservatório começou em junho do ano passado, por uma iniciativa de Chávez para a integração energética da Colômbia e da Venezuela com a América Central e a América do Sul.

O presidente venezuelano sugeriu que um gasoduto igual fosse levado até o Equador, o que explica a presença de Correa no ato de inauguração. No futuro, ele espera que o gasoduto seja estendido também até o Peru e a Bolívia.

Segundo Chávez, ¿se a América do Sul substituísse boa parte do consumo de gasolina e diesel por gás, obteria ingressos adicionais de cerca de US$ 50 bilhões anuais sem ter que pedir emprestado a ninguém¿. Por causa disso, ¿a integração energética é vital¿, disse o presidente venezuelano. Ele defendeu a massificação do consumo de gás nas residências e também o uso de gás veicular¿.

Chávez propôs incentivar o uso de fogões, geladeiras, aquecedores e outros eletrodomésticos movidos a gás. ¿Com o presidente Lula falávamos da refinaria no Norte do Brasil e de um grande gasoduto até o Sul, que passaria por Manaus e se conectaria ao Nordeste brasileiro... e logo mais abaixo, até o Rio da Prata. Alguns dizem que estou louco e que é uma loucura esse gasoduto¿, acrescentou.