Título: Espanhóis descobrem turismo no Nordeste
Autor: Décimo, Tiago
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/10/2007, Economia, p. B6

Grandes empreendimentos chegam a receber investimentos de R$ 5 bi

No Nordeste, grupos espanhóis apostam no crescimento do turismo de lazer e fazem investimentos cada vez mais ousados na faixa litorânea da região. Os projetos das empresas ibéricas para a área, que começaram a aparecer há apenas cinco anos, já estão espalhados por todos os Estados da região e chegam a atingir, individualmente, R$ 5 bilhões em investimentos - caso do empreendimento Grand Natal Golf. Anunciado em setembro pelo Grupo Sanchez, começará a ser construído em dezembro na Praia de Pitangui, litoral norte do Rio Grande do Norte.

¿É um processo que ainda está no início¿, afirma José Ernesto Marino Neto, presidente da BSH International, empresa de consultoria e gestão estratégica de investimentos hoteleiros. ¿Se o poder público conseguir criar e manter vôos diretos da Europa para o Nordeste e solucionar os graves problemas de infra-estrutura aeroportuária e rodoviária, os investimentos no setor, em especial os de grupos espanhóis, tendem a crescer muito mais.¿

Segundo Marino Neto, que assessorou a chegada de alguns gigantes da hotelaria mundial ao Brasil, como as redes Sol Meliá, Kempinski e SuperClubs, vários fatores contribuem para a enxurrada de investimentos espanhóis no Nordeste. ¿Para começar, a Espanha ficou pequena para as empresas hoteleiras¿, afirma. ¿Além disso, existe um movimento grande, em escala global, de construção de empreendimentos que aliam hotéis e resorts com condomínios residenciais, muito apreciados pelos europeus como segunda, terceira, quarta residência.¿

De acordo com o consultor, o Nordeste brasileiro passou a ser vantajoso para investimentos europeus como um todo e espanhóis em particular pela proximidade criada por vôos diretos entre a região e a Europa, pelos preços convidativos para investidores europeus, pelas belezas naturais, pela facilidade criada pela língua similar e pela relativa segurança que a área oferece.

O embaixador da Espanha no Brasil, Ricardo Peidró Conde, concorda. ¿As belezas e os recursos naturais, a mão-de-obra qualificada e o desenvolvimento econômico potencial contribuem para que os espanhóis se sintam em casa e queiram investir na região¿, afirmou ele em recente reunião com o governador baiano, Jaques Wagner (PT).

CONDOMÍNIO DE CASAS

Na Bahia, principal destino de turistas estrangeiros no Nordeste, o interesse crescente dos espanhóis já é percebido. Entre 2005 e 2006, a quantidade de turistas ibéricos que chegou ao Estado cresceu 270% (de 9.116 para 33.762), fazendo a Espanha ultrapassar a Itália como segundo maior mercado emissor de turistas para a Bahia, atrás apenas de Portugal (36.861).

No Estado, a rede espanhola Iberostar já opera um resort de grande porte no litoral norte, aberto no ano passado, e prepara-se para inaugurar o primeiro condomínio de casas integrado ao resort. Os investimentos totais ultrapassam R$ 600 milhões.

Outros grandes grupos hoteleiros e imobiliários da Espanha chegam ao Estado, atraídos pelos diferenciais da região. O Trusam já apresentou projeto de um complexo hoteleiro com 8 mil quartos, um investimento também de R$ 600 milhões. O Propertylogic, que comprou no ano passado a Ilha de Cajaíba, na Baía de Todos os Santos, pretende construir, no local, um resort e um condomínio residencial, com investimentos de R$ 500 milhões.

¿As belas paisagens, o meio ambiente favorável e o bom clima motivaram nossa escolha por investir no Nordeste do Brasil¿, afirma o diretor-geral do Trusam no Brasil, Joaquín Rodríguez Rovira.

Já o Grupo Qualta optou por Pernambuco para construir seu primeiro empreendimento hoteleiro-imobiliário no Nordeste. O local escolhido para abrigar o resort e o condomínio foi a Praia do Porto, em Barreiros, litoral sul do Estado, e os investimentos totais podem chegar a R$ 2 bilhões.

No anúncio oficial do projeto, em junho, o diretor-geral de Negócios da empresa, David Gordon, não escondeu que o foco do empreendimento é atrair a atenção de turistas e investidores estrangeiros. O executivo espera que eles respondam por 70% das vendas. ¿O mercado de segunda residência na Europa, nesta configuração, está praticamente saturado.¿

Para o vice-presidente executivo do Instituto Espanhol de Comércio Exterior (Icex), Angél Martin, os investimentos dos grupos espanhóis no Nordeste são reflexos da integração cada vez maior entre Brasil e a Espanha.

¿Nossas economias estão cada vez mais abertas e integradas à economia global e nossos países estão construindo uma relação estratégica de interesses¿, afirma. ¿O Brasil está na nossa lista de prioridades, não apenas nessa área.¿