Título: Vanessa, 1,57 m de altura, pilota maior caminhão do País
Autor: Brito, Agnaldo
Fonte: O Estado de São Paulo, 13/10/2007, Economia, p. B12

A pequena grande Vanessa Mara de Souza Araújo tem 1,57 metro de altura. Esta paraense mora em Parauapebas, a 30 quilômetros da mina de Carajás. Há três anos, Vanessa trabalha numa área, em princípio, pouco comum para uma mulher. Mas, em Carajás, ninguém mais se surpreende com o que ela faz.

Vanessa pilota um dos 105 caminhões fora-de-estrada que circulam pela imensidão da maior mina de minério de ferro do mundo.Os equipamentos fazem o transporte do minério da mina da Vale do Rio Doce até as unidades móveis de britagem primária, equipamentos que iniciam o processo de preparação do minério para a exportação.

Vanessa e a equipe de pilotos dos caminhões fora-de-estrada gigantes são responsáveis por transportar entre 850 mil a 900 mil toneladas de minério diariamente.

O caminhão de Vanessa não é um caminhão como outro qualquer. É o top de linha dos fora-de-estrada, o maior em operação em Carajás. Montado pela multinacional americana Caterpillar nos Estados Unidos, a máquina custa nada menos do que US$ 3,8 milhões e tem capacidade para carregar 252 toneladas de carga por viagem.

Só o peso do caminhão, sem carga, é de 187 toneladas. Ele tem mais de sete metros de altura. Mas, segundo a motorista paraense, mesmo quando está carregado ele pode ser controlado como se fosse um moderno automóvel de passeio sedã recém-lançado.

A forte demanda por equipamentos de mineração, nos últimos anos, transformou o Brasil em um grande comprador desses caminhões. Mas não é algo fácil. Só o pneu, que tem mais de duas vezes a altura de Vanessa, pode demorar mais de um ano para ser entregue.