Título: Correção é mais séria do que parecia, diz Paulson
Autor: Kuntz, Rolf., Mello, Patricia Campos
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/10/2007, Economia, p. B5

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson, considera a pressão do mercado imobiliário ¿o risco mais significativo para a economia do país atualmente¿. Para ele, os problemas nos mercados de crédito, hipotecário e imobiliário foram mais sérios que o percebido.

¿A correção imobiliária em andamento não vai terminar tão cedo quanto parecia no fim do ano passado¿, declarou Paulson, ontem, em discurso na Universidade Georgetown. ¿Parece que isso vai continuar a ter impacto adverso em nossa economia, nos nossos mercados de capitais e em diversos proprietários de imóveis ainda por algum tempo.¿

Segundo Paulson, ¿o problema hoje não está limitado às hipotecas subprime, uma vez que o número de proprietários de imóveis com dificuldade de fazer pagamentos das hipotecas prime também está aumentando'.

Segundo o secretário, a correção no mercado imobiliário tem ¿real impacto na economia', citando a queda de mais de 40% nas construções desde o começo de 2006. ¿Parecia que a construção residencial havia chegado ao fundo do poço no primeiro semestre deste ano, mas as novas construções declinaram novamente desde junho.¿

Sobre o fundo de US$ 100 bilhões que bancos privados estão criando para conter a crise, Paulson disse que não haverá retaguarda federal.