Título: Brasil, Índia e África do Sul tratam da questão nuclear
Autor: Nossa, Leonencio
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/10/2007, Nacional, p. A14

Diante de expectativas em torno de disputas comerciais com Estados Unidos e União Européia, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Thabo Mbeki (África do Sul) e o primeiro-ministro Manmohan Singh (Índia) divulgaram ontem, na cúpula que acontece na capital sul-africana, declaração ressaltando compromisso pelo desarmamento e não-proliferação de armas nucleares. A decisão surpreendeu: a Índia possui a bomba atômica e já fez teste nuclear.

O documento defende o fim dos testes, do transporte e do desenvolvimento de arma nuclear e cobra cumprimento de acordos internacionais. Singh disse que não via contradição entre o documento e a política de seu país. ¿É um bom debate, há interesse de todos nós de cumprirmos acordos e protocolos, buscar finalidades pacíficas e não causar pânico.¿ Lula ressaltou que os três países se interessam em respeitar os acordos propostos pelas Nações Unidas: ¿O interesse é científico.¿

O Brasil atua para que a Índia entre no grupo de países com tecnologia nuclear, que atenda às exigências da ONU e aceite inspeção. Os dois negociam parcerias em projetos nucleares com fins científicos.