Título: Especialistas criticam obras
Autor: Cafardo, Renata
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/10/2007, Vida&, p. A31

Alguns professores e pesquisadores ouvidos pelo Estado questionaram parte dos livros escolhidos para as bibliotecas do ensino médio. Para a diretora da Sociedade Brasileira de Sociologia e professora da Universidade de São Paulo (USP), Heloisa Martins, não estão claros os objetivos didáticos que orientaram a indicação da obras. ¿Parece-me mais um ajuntamento de títulos, alguns de qualidade, outros menos¿, diz.

Na lista de literatura, o professor da USP João Adolfo Hansen diz que faltaram autores dos séculos 17, 18 e 19. ¿Ficaram de fora também modernos básicos, como Oswald de Andrade, José Lins do Rego.¿ Um conhecido historiador, que pediu para não ter seu nome revelado, classificou a lista como ¿péssima¿. Há obras que ele considera mais adequadas para crianças e outras com perfil acadêmico. ¿É uma salada.¿

O professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcelo Knobel, apóia a iniciativa do MEC e acredita que a lista de física tem obras instigantes e interessantes. O diretor da Faculdade de Educação Física da USP, Go Tani, também considerou os livros escolhidos para a área pertinentes.

O ex-diretor do Instituto de Matemática Pública e Aplicada, Elon Lages Lima afirmou que muitos dos livros da área são avançados demais para o ensino médio. Ele elogiou apenas um dos escolhidos.