Título: Caixa reduz juros de financiamentos
Autor: Pereira, Renée., Freire, Gustavo
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/10/2007, Economia, p. B10

Empréstimos para pessoas físicas e empresas ficaram mais baratos

A Caixa Econômica Federal anunciou ontem a decisão de reduzir os juros de sete tipos de empréstimo para pessoas físicas e de três para empresas. ¿A decisão foi tomada tendo em vista o aumento da nossa base de clientes e a democratização do acesso ao crédito no Brasil¿, disse a presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho.

Para o empréstimo consignado (com desconto em folha) e operações de antecipação do 13º salário, as taxas serão reduzidas já a partir de amanhã. Nas operações de 25 a 36 meses do consignado, o juro cai de 3,61% para 2,99% ao mês. No consignado para aposentados, a taxa foi mantida em 0,92% nas operações de seis meses e em 2,30% nas de 36 meses.

No fim do ano, a presidente da Caixa antecipou que pretende fazer promoções de 60 dias para consignados destinados a nichos específicos, como os funcionários públicos do Legislativo e do Judiciário. ¿Nessas promoções, ofereceremos taxas mais baixas para facilitar as compras do Natal¿, disse ela.

Nas operações com a pessoa jurídica, a taxa dos empréstimos para capital de giro da linha de crédito especial empresa será reduzida na próxima segunda-feira, de 1,65% para 1,55% ao mês.

A taxa do micropenhor vai cair de 2% para 1,8% ao mês a partir de segunda-feira. Criado há 2,5 anos, esse tipo de crédito tem como alvo a população de baixa renda, com limite de R$ 1 mil e valor médio de R$ 238 por operação. ¿Desde a criação desse produto, realizamos 1,921 milhão de operações¿, disse ela.

A partir do dia 1º de novembro, os juros da linha de crédito Giro Caixa Instantâneo serão reduzidos em 1,21 ponto porcentual. Os juros dos empréstimos para desconto de duplicatas e de cheques também serão cortados em novembro.

Com as reduções, Maria Fernanda disse que a Caixa pretende manter a liderança no processo de corte de juros e de tarifas mais baixas do mercado.

Ela enfatizou que as condições macroeconômicas do País abriram espaço para a redução. ¿Não estamos antecipando nenhuma decisão do Copom sobre os juros, trata-se de uma decisão mais relacionada à estratégia da Caixa¿, comentou.